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CNU/CPU - PE - ANALISTA DE SISTEMAS INFORMATIZADOS

Curso 100% focado no edital do CNU/CPU - PE - ANALISTA DE SISTEMAS INFORMATIZADOS
Mapeamentos Pré-edital e de Reta Final.
  • 80 horas de carga horária
  • 62 alunos
  • 182 aulas
  • 15 módulos de conteúdo
  • Última atualização 25/10/2025
  • 113 arquivos para download

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Sobre o Curso

Concurso: CNU/CPU-PE (Concurso Público Unificado - Pernambuco) 2025

Cargo: CNU/CPU - PE - ANALISTA DE SISTEMAS INFORMATIZADOS

Banca: FCC

Disciplina: Tecnologia da Informação

Professores: Equipe de Professores Gabriel Pacheco

Parcerias: Neste curso nós teremos as seguintes parcerias garantidas para os alunos efetivamente matriculados e somente para os alunos efetivamente matriculados:

  • 20% de desconto nas assinaturas dos Planos Avançado e Padrão do site www.tecconcursos.com.br (todo o procedimento de cadastro e registro será detalhado em vídeo específico, não precisa enviar e-mail ou mensagens no momento da sua matrícula para nossa central ou para o Tec Concursos, apenas seguir os passos que serão detalhados no respectivo vídeo).

Observações: 

  • Diversas aulas serão disponibilizadas de forma gratuita para que o aluno conheça o curso e a didática dos professores (observe as aulas escritas Assistir no nome do Respectivo Módulo). 
  • Observem a distribuição dos conteúdos que está sendo colocada de forma mais didática dentro dos módulos, pois o último edital veio todo bagunçado.
  • Trabalharemos com a divulgação tempestiva de conteúdos adicionais no decorrer do período do curso, como estamos fazendo em todos as nossas turmas.
  • Verifique as aulas que já estão disponíveis e as datas máximas de divulgação das aulas restantes na frente do nome do respectivo módulo.

MÓDULOS

Sistemas operacionais (Windows e Linux): Instalação, configuração, utilização e atualização; gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto.

Redes de computadores: Conceitos básicos dos protocolos TCP/IP (IPv4/IPv6), endereçamento IP, diagnóstico básico de problemas, cabeamento e equipamentos de rede, redes sem fio e noções de segurança.

Internet e e-mail: Navegadores e configurações; conexões HTTP e HTTPS; segurança em navegação; cuidados com phishing, spam e links maliciosos; configuração básica de clientes e serviços de e-mail.

Segurança da informação: Princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade; malwares e ferramentas de proteção (antivírus, antimalware, firewall de host); backup, políticas de segurança e plano de contingência; noções de criptografia e autenticação multifator; boas práticas de segurança; normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024 e 27002:2022.

Softwares, aplicativos e utilitários: Instalação, configuração e uso dos aplicativos Microsoft Office 2021/365 (Word, Excel, Outlook); ferramentas de produtividade (PDF, compactadores de arquivos, navegadores); utilitários de diagnóstico, limpeza, backup e recuperação de sistema.

Atendimento e suporte técnico – NÃO IREMOS TRABALHAR: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); conceitos de Service Desk e ITIL v4 (incidentes, requisições, base de conhecimento); inventário e controle de ativos de TI.

Governança e gestão de TI: Noções básicas de ITIL v4 e COBIT 2019; políticas e normas de TI no setor público; fundamentos de gerenciamento ágil de projetos (Scrum).

 Fundamentos de banco de dados: Conceitos de SGBD e arquitetura; modelagem de dados (MER, normalização); SQL ANSI básico (DDL/DML); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados.

Computação em nuvem: Conceitos básicos de computação em nuvem; modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS); tipos de nuvem (pública, privada e híbrida); noções de segurança em nuvem.

Comunicação técnica – NÃO IREMOS TRABALHAR: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários.

Engenharia de software e projetos de TI: Ciclo de vida de sistemas: análise, projeto, implementação, testes, manutenção e evolução. Técnicas de levantamento, análise e especificação de requisitos funcionais e não funcionais. Modelagem de processos e sistemas com UML 2.5 (diagramas estruturais e comportamentais) e BPMN (notação de processos de negócio). Metodologias ágeis: Scrum, Kanban, XP – papéis, cerimônias, artefatos e práticas. Métricas de estimativa: APF – Análise de Pontos de Função, métricas de produtividade e esforço. Linguagens de programação: Java, Python, C# e JavaScript. Frameworks e bibliotecas: Spring Boot, Angular, React. Testes de software: funcionais, de unidade, integração, aceitação e automação de testes. Documentação técnica e versionamento de código.

Gestão de ambientes computacionais: Administração de ambientes de desenvolvimento, teste, homologação e produção. Integração e entrega contínua (CI/CD) com ferramentas de automação (GitLab CI, Jenkins, GitHub Actions). Versionamento de código com Git: branches, merges, GitFlow. Gestão de ambientes virtualizados e containers (noções). Sincronização de tempo (NTP/PTP) para garantia de rastreabilidade temporal de medições, eventos e registros.

Gestão de web e intranet: Administração e manutenção de sites institucionais em Internet e Intranet. Princípios de usabilidade, acessibilidade (WCAG/eMAG) e design responsivo. Segurança em aplicações Web: prevenção de vulnerabilidades (SQL Injection, XSS, CSRF, OWASP Top 10:2021). Assinatura digital (ICP-Brasil) e carimbo do tempo para documentos/relatórios eletrônicos (ex.: certificados e relatórios de ensaio) e controle de integridade. Monitoramento, atualização e manutenção de conteúdos digitais. 

Infraestrutura e suporte – NÃO IREMOS TRABALHAR: Instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática. Suporte técnico a usuários em sistemas operacionais, aplicativos corporativos e softwares diversos. Gestão de inventário e infraestrutura básica de TI – hardware, sistemas, redes locais e periféricos. Procedimentos de backup, restauração e atualização de sistemas de suporte.

 

Os tópicos abaixo não serão trabalhados neste curso.

Integração de sistemas corporativos e aplicações voltadas à metrologia, incluindo protocolos/integrações industriais e IIoT como OPC UA (IEC 62541), Modbus/TCP e MQTT.

 

Infraestrutura e suporte: Instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática. Suporte técnico a usuários em sistemas operacionais, aplicativos corporativos e softwares diversos. Gestão de inventário e infraestrutura básica de TI – hardware, sistemas, redes locais e periféricos. Procedimentos de backup, restauração e atualização de sistemas de suporte.

Público alvo

Concurseiros que sabem da necessidade de aprenderem o conteúdo de Tecnologia da Informação para o Cargo de ANALISTA DE GESTÃO EM METROLOGIA E QUALIDADE INDUSTRIAL – ESPECIALIDADE: ANALISTA DE SISTEMAS INFORMATIZADOS

Conteúdo

1Avisos e Notificações

Muita atenção neste módulo, pois serão postados todos os avisos e notificações geais do curso aqui.
  • Entenda a Parceria com o TECConcursos e como tudo funciona após a sua matrícula

    01:59
  • Novidades na nova plataforma 1 - Acesso aos cursos, acompanhamento dos cursos e novidades no acesso.

    13:10

    ASSISTIR

  • Conhecendo nossas Categorias de Cursos e tirando maior proveito da plataforma.

    13:33

2Sistemas operacionais (Windows e Linux)

Instalação, configuração, utilização e atualização; gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto.
  • Windows Server - FCC e FGV - 01

    30:08
  • Windows Server - FCC e FGV - 02

    33:28
  • Windows - FCC e FGV - 01

    24:59
  • Linux - FCC e FGV - 01

    27:49
  • Linux - FCC e FGV - 02

    31:00

3Redes de computadores

Conceitos básicos dos protocolos TCP/IP (IPv4/IPv6), endereçamento IP, diagnóstico básico de problemas, cabeamento e equipamentos de rede, redes sem fio e noções de segurança.
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-01

    30:54
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-02

    36:39
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-03

    32:24
  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 01

    29:34
  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 02

    31:02
  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 03

    36:52
  • Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 01

    36:49
  • Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 02

    22:36
  • Redes sem fio - FGV-FCC-01

    35:43
  • Redes sem fio - FGV-FCC-02

    31:27
  • Enderecamento IP - FGV-FCC-01

    30:33
  • Enderecamento IP - FGV-FCC-02

    35:44
  • Enderecamento IP - FGV-FCC-03

    34:41

4Internet e e-mail

Conexões HTTP e HTTPS; segurança em navegação; cuidados com phishing, spam e links maliciosos;
  • Redes de Computadores - Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet - Regular - 01

    30:49
  • Redes de Computadores - Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet - Regular - 02

    33:47
  • Conceitos de Segurança da Informação - FCC

    25:00
  • Autenticação - FCC - 01

    14:44
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 01

    27:26
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 02

    35:43
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 03

    36:06

5Segurança da informação

Princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade; malwares e ferramentas de proteção (antivírus, antimalware, firewall de host); backup, políticas de segurança e plano de contingência; noções de criptografia e autenticação multifator; boas práticas de segurança; normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024 e 27002:2022.
  • Conceitos de Segurança da Informação - FCC

    25:00
  • Autenticação - FCC - 01

    14:44
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 01

    27:26
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 02

    35:43
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 03

    36:06
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula01

    31:46
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula02

    29:59
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula03

    27:59
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula04

    33:12
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula05

    42:04
  • Criptografia - FCC - 01

    31:03

    ASSISTIR

  • Criptografia - FCC - 02

    21:36
  • Assinatura Digital e Certificação Digital - FCC - 01

    36:17
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 01

    26:02
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 02

    30:16
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 03

    31:16
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 04

    33:09

6Softwares aplicativos e utilitários

Instalação, configuração e uso de ferramentas de produtividade (PDF, compactadores de arquivos, navegadores, pacote Microsoft 365); utilitários de diagnóstico, limpeza, backup e recuperação de sistema.
  • Windows 11 - Regular (1)

    30:59
  • Windows 11 - Regular (2)

    30:36
  • Windows 11 - Regular (3)

    32:28
  • Windows 11 - Regular (4)

    25:51
  • Windows 11 - Regular (5)

    25:59
  • Windows 11 - Regular (6)

    27:09
  • Windows 11 - Regular (7)

    28:00
  • Windows 11 - Regular (8)

    28:39
  • Windows 11 - Regular (9)

    26:52
  • Word - FCC - 01

    29:37
  • Word - FCC - 02

    30:11
  • Word - FCC - 03

    29:27
  • Word - FCC - 04

    34:13
  • Word - FCC - 05

    23:04
  • Excel - FCC - 01

    31:40
  • Excel - FCC - 02

    31:02
  • Excel - FCC - 03

    30:34
  • Excel - FCC - 04

    30:02
  • Excel - FCC - 05

    29:27
  • Excel - FCC - 06

    23:27
  • Excel - FCC - 07

    21:34
  • Navegadores - FCC - 01

    33:20
  • Navegadores - FCC - 02

    24:53

7Atendimento e suporte técnico - NÃO IREMOS TRABALHAR

Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); conceitos de Service Desk e ITIL v4; inventário e controle de ativos de TI.

8Governança e gestão de TI

Noções básicas de ITIL v4 e COBIT 2019; fundamentos de gerenciamento ágil de projetos (Scrum). Modelagem de processos de negócio com BPMN.
  • ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos

    31:09
  • ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões

    29:50
  • ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor

    21:21
  • ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas

    24:31
  • Cobit 2019 - Regular - 01

    26:29

    ASSISTIR

  • Cobit 2019 - Regular - 02

    34:37
  • Cobit 2019 - Regular - 04

    23:00
  • Cobit 2019 - Regular - 03

    36:00
  • Cobit 2019 - Regular - 05

    27:35
  • Métodos Ágeis - FCC - 01

    39:45
  • Métodos Ágeis - FCC - 02

    29:55
  • Métodos Ágeis - FCC - 03

    27:09
  • Métodos Ágeis - FCC - 04

    27:50
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 1

    14:37
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 2

    31:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 3

    27:49
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 4

    44:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 5

    53:07
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 6

    21:21
  • Gestão de Processos de Negócio - Demais Áreas de Conhecimento - 7

    23:00
  • Poster BPMN - Português - 2.0

  • Poster BPMN - Inglês - 2.0

  • Gestão de Processos de Negócio - Material em PDF

    50 págs.

9Fundamentos de banco de dados

Conceitos de SGBD e arquitetura; modelagem de dados (MER, normalização); SQL ANSI básico (DDL/DML); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados.
  • Banco de Dados - 01 - Conceitos de BD e SGBD - 01 - FCC

    27:21

    ASSISTIR

  • Banco de Dados - 02 - Conceitos de BD e SGBD - 02 - FCC

    18:19
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 01 - FCC

    28:15
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 02 - FCC

    31:50
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 03 - FCC

    35:30
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 04 - FCC

    36:12
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 05 - FCC

    29:22
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 06 - FCC

    31:34
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 07 - FCC

    34:26
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 08 - FCC

    25:50
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 09 - FCC

    31:24
  • SQL - 01 - FCC

    28:18
  • SQL - 02 - FCC

    39:26
  • SQL - 03 - FCC

    34:54
  • SQL - 04 - FCC

    34:39
  • SQL - 05 - FCC

    41:13
  • Gestão de Banco de Dados - Cespe - 01

    35:27
  • Gestão de Banco de Dados - Cespe - 02

    25:16
  • Gestão de Banco de Dados - Cespe - 03

    24:46

10Computação em nuvem

Conceitos básicos de computação em nuvem; modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS); tipos de nuvem (pública, privada e híbrida); noções de segurança em nuvem.
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula01

    29:42
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula02

    25:45
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula03

    32:37
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula01

    29:42
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula02

    25:45
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula03

    32:37
  • AWS_Aula01

    34:18
  • AWS_Aula02

    32:22
  • AWS_Aula03

    28:06
  • AWS_Aula04

    38:26

11Comunicação técnica – NÃO IREMOS TRABALHAR

Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários.

12Engenharia de software e projetos de TI

Ciclo de vida de sistemas: análise, projeto, implementação, testes, manutenção e evolução. Técnicas de levantamento, análise e especificação de requisitos funcionais e não funcionais. Modelagem de processos e sistemas com UML 2.5 (diagramas estruturais e comportamentais) e BPMN (notação de processos de negócio). Metodologias ágeis: Scrum, Kanban, XP – papéis, cerimônias, artefatos e práticas. Métricas de estimativa: APF – Análise de Pontos de Função, métricas de produtividade e esforço. Linguagens de programação: Java, Python, C# e JavaScript. Frameworks e bibliotecas: Spring Boot, Angular, React. Integração de sistemas corporativos e aplicações voltadas à metrologia, incluindo protocolos/integrações industriais e IIoT como OPC UA (IEC 62541), Modbus/TCP e MQTT. Testes de software: funcionais, de unidade, integração, aceitação e automação de testes. Documentação técnica e versionamento de código.
  • Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 01

    29:07

    ASSISTIR

  • Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 02

    26:17
  • Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 03

    34:00
  • Métodos Ágeis - FCC - 01

    39:45
  • Métodos Ágeis - FCC - 02

    29:55
  • Métodos Ágeis - FCC - 03

    27:09
  • Métodos Ágeis - FCC - 04

    27:50
  • Engenharia e Gestão de Requisitos - FCC - 01

    33:43
  • Engenharia e Gestão de Requisitos - FCC - 02

    33:50
  • Engenharia e Gestão de Requisitos - FCC - 03

    20:00
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 1

    14:37
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 2

    31:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 3

    27:49
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 4

    44:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 5

    53:07
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 6

    21:21
  • Gestão de Processos de Negócio - Demais Áreas de Conhecimento - 7

    23:00
  • Poster BPMN - Português - 2.0

  • Poster BPMN - Inglês - 2.0

  • Gestão de Processos de Negócio - Material em PDF

    50 págs.
  • UML FCC - 01 - Tipos de Diagrama e Diagrama de Classes

    27:33

    ASSISTIR

  • UML FCC - 02 - Diagrama de Classes

    25:45
  • UML FCC - 03 - Diagrama de Casos de Usos, de Seq. e de Comunicação

    28:19
  • UML FCC - 04 - Outros Diagramas

    24:05
  • Análise por Pontos de Função - FCC - 01

    23:36
  • Análise por Pontos de Função - FCC - 02

    45:07
  • Java - FCC - 01

    33:50
  • Java - FCC - 02

    39:08
  • Java - FCC - 03

    35:54
  • Python - Regular - 01

    31:47

    ASSISTIR

  • Python - Regular - 02

    33:23
  • Python - Regular - 03

    30:31
  • Python - Regular - 04

    31:25
  • Python - Regular - 05

    31:07
  • Python - Regular - 06

    31:54
  • Python - Regular - 07

    33:44
  • Python - Regular - 08

    33:09
  • JavaScript - FCC - 01

    32:37
  • JavaScript - FCC - 02

    39:08
  • Spring - Multibancas - 01

    36:31
  • Spring - Multibancas - 02

    31:57
  • Spring - Multibancas - 03

    31:46
  • Angular - Multibancas

    39:52
  • React - Multibancas -01

    38:37
  • React - Multibancas - 02

    25:40
  • Teste de Software - FGV - 01

    37:47
  • Teste de Software - FGV - 02

    25:55
  • Teste de Software - FGV - 03

    27:56

13Gestão de ambientes computacionais

Administração de ambientes de desenvolvimento, teste, homologação e produção. Integração e entrega contínua (CI/CD) com ferramentas de automação (GitLab CI, Jenkins, GitHub Actions). Versionamento de código com Git: branches, merges, GitFlow. Gestão de ambientes virtualizados e containers (noções). Sincronização de tempo (NTP/PTP) para garantia de rastreabilidade temporal de medições, eventos e registros.
  • Controle e Gestão de Versionamento - GIT - FGV - 01

    33:03
  • Controle e Gestão de versionamento - GIT - 02 - FGV

    27:16
  • integração e entrega contínuas (CI_CD) - Multibancas - 01

    25:07
  • integração e entrega contínuas (CI_CD) - Multibancas - 02

    28:23

14Gestão de web e intranet

Administração e manutenção de sites institucionais em Internet e Intranet. Princípios de usabilidade, acessibilidade (WCAG/eMAG) e design responsivo. Segurança em aplicações Web: prevenção de vulnerabilidades (SQL Injection, XSS, CSRF, OWASP Top 10:2021). Assinatura digital (ICP-Brasil) e carimbo do tempo para documentos/relatórios eletrônicos (ex.: certificados e relatórios de ensaio) e controle de integridade. Monitoramento, atualização e manutenção de conteúdos digitais.
  • Usabilidade - Multibancas - Aula 01

    26:53
  • Usabilidade - Multibancas - Aula 02

    17:11
  • eMAG - Multibancas - 01

    28:23
  • eMAG - Multibancas - 02

    26:48
  • Segurança no desenvolvimento - FGV - 01

    32:13
  • Segurança no desenvolvimento - FGV - 02

    25:32
  • Segurança no desenvolvimento - FGV - 03

    23:36
  • Criptografia - FCC - 01

    31:03

    ASSISTIR

  • Criptografia - FCC - 02

    21:36
  • Assinatura Digital e Certificação Digital - FCC - 01

    36:17

15Infraestrutura e suporte – NÃO IREMOS TRABALHAR

Instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática. Suporte técnico a usuários em sistemas operacionais, aplicativos corporativos e softwares diversos. Gestão de inventário e infraestrutura básica de TI – hardware, sistemas, redes locais e periféricos. Procedimentos de backup, restauração e atualização de sistemas de suporte.

Professores(as)

Gabriel Pacheco

Gabriel Pacheco

Professor e Facilitador de Treinamentos

Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach de Concursos e Provas.
Professor Rogerão Araújo

Professor Rogerão Araújo

Professor

Professor de Desenvolvimento de Sistemas.
Erion Dias Monteiro

Erion Dias Monteiro

Servidor

Servidor Público Federal, Especilista em Segurança da Informação e Proteção de Dados, professor do Senac-DF, Bacharel em Sistemas de Informação com especializaç
Bruno Guilhen

Bruno Guilhen

professor

Professor de Redes, auditoria e segurança, arquitetura de computadores e sistemas operacionais. Atuando com cursos de TI para concursos desde 2004.
Sergio Sierro Leal

Sergio Sierro Leal

Servidor Público Federal

Pós-Graduado pela UFG e FACNET. Servidor Público Federal pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), lotado em Brasília.
Vitor Kessler

Vitor Kessler

Auditor

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União CGU, trabalhando com auditoria de TI e cruzamento de bases de dados.
LEANDRO MARTINS

LEANDRO MARTINS

Leandro Martins, Professor de TI, Engenheiro de Redes de Comunicação e Auditor Federal especialista em TI da CGU.
Júlio César Leitão

Júlio César Leitão

Servidor Público Federal, graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Governança de TI. Experiência como Programador e Gestão de Projetos Ágeis.
Gunter Ribeiro Amorim

Gunter Ribeiro Amorim

Sou DEV, trabalho como Analista do Ministério Público da União (MPU) há 10 anos, cargo que acumulo com o de Professor na UnDF onde fui aprovado em 1º lugar
Fabio Sell Rosar

Fabio Sell Rosar

Professor

Fui concurseiro por 2 anos, hoje sou servidor público federal na área de tecnologia da informação e professor de informática para concursos.

FAQ

Atendimento ao aluno Faleconosco. Onde tiro as minhas dúvidas técnicas e resolvo os problemas gerais na plataforma?

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Você poderá encaminhar a sua dúvida ou problema diretamente para o e-mail faleconosco@professorgabrielpacheco.com.br que a nossa equipe estará de prontidão das 09h às 18h em dias úteis para te responder, comumente te atendemos em um prazo máximo de 1 dia útil. Ah, insira todas as informações necessárias no e-mail para podermos te atender da melhor forma possível e resolver o seu problema o mais rápido possível (nome de usuário na plataforma, e-mail de acesso, curso de referência, enfim, tudo que precisar). Observação: caso a sua dúvida seja referente a algum conteúdo ministrado por nossos professores de um dos nossos cursos, poste a dúvida diretamente na respectiva aula no campo "Comentários/Dúvidas" encontrado logo abaixo da aula em vídeo ou da aula em PDF, pois este atendimento é exclusivo dos nossos alunos matriculados e fica muito melhor para o professor entender a sua dúvida e dar o direcionamento adequado ao seu caso.

Tenho uma dúvida sobre a aula, onde postar?

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As dúvidas poderão e deverão ser postadas diretamente na opção "Comentários/Dúvidas?", encontrada abaixo de cada videoaula ou aula em PDF, logo, role a tela um pouco para baixo e digite de forma assertiva e objetiva a sua dúvida, citando inclusive o momento onde a dúvida surgiu na respectiva aula. Isso é bacana, pois vai alimentar o banco de dúvidas e de respostas da respectiva aula.

Durante quanto tempo eu posso assistir às aulas do curso?

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Todos os nossos curso possuem um período de acesso liberado (irrestrito para assistir quantas vezes quiser) pelo período de 1 ano, sendo este renovado, conforme desejo do próprio aluno e mediante pagamento de uma taxa simbólica no término do respectivo período.

Quais as formas de pagamento aceitas no site?

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Aceitamos Cartão de Crédito, PIX e Boleto Bancário. Não trabalhamos com transferência, pois tal modo de pagamento gera um trabalho mecânico desnecessário e sem controle aqui para nós, ok?

Posso baixar as videoaulas para o meu computador?

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Não, você poderá baixar nossos materiais de apoio de uma forma geral (slides, artigos, textos, materiais em PDF), mas as videoaulas não, em contrapartida, adotamos a política do aluno poder assistir às aulas quantas vezes quiser no período de um ano. Outro ponto, suas videoaulas são identificadas pelo seu número de CPF como medida de segurança e respeito a você que é o nosso aluno.

Fiz minha matrícula, em quanto tempo o curso estará na área do aluno?

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O curso estará disponível na área do aluno assim que o pagamento for confimardo pelo Gateway de pagamento, caso seja feito via Cartão de Crédito, poderá ser liberado quase que imediatamente, caso seja feito via boleto, dependerá da compensação bancária, o que poderá levar até um dia útil após o pagamento. Via PIX, quase que imediatamente também. No entanto, observe que possuímos alguns cursos de Discursivas e de Mentoria que possuem data de início e fim, isso não vai impedir que continue acessando as aulas realizadas no período de um ano após a sua matrícula, mas sim que o cronograma do curso para a realização das tarefas e entregas seja dentro do que foi publicado no respectivo curso.

Onde faço o download dos Slides e do material em PDF?

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Tais conteúdos são sempre colocados para donwload logo abaixo da primeira videoaula ou aula em PDF que trata do respectivo assunto/módulo no espaço chamado "Download". Role a tela para baixo até chegar nele, se não o encontrar onde deveria estar, nos avise, pode ser que na hora do registro da aula ele não tenha sido vinculado à respectiva aula.

Posso compartilhar o meu curso com outra pessoa?

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O acesso aos respectivos cursos e assinaturas no nosso site são de direito exclusivo do aluno matriculado, sendo permanentemente vetada a distribuição do seu logi para outros alunos. Como temos meios de rastrear o local de onde os acessos estão sendo realizados, bem como a frequencia de acessos diários e temporais, também teremos como constatar que tal prática está sendo realizada e o seu acesso será bloqueado imediatamente. Lembrando que a distribuição de aulas e conteúdos não autorizada pelo respectivo autor incorre em crime contra a lei de direitos autorais e poderá impedir que o Senhor tome posse no seu Concurso Público.

Em quais formatos os Slides são disponibilizados?

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Os Slides são disponibilizados em tamanho A4 (final do arquivo escrito Slides) e em folhetos, sendo 3 slides por página em uma coluna e linhas para anotações em outra, possibilitando assim ao aluno que faça suas anotações com base naquilo que ele precisa.

Acesso por 1 ano

Estude quando e onde quiser

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  • 62 alunos
  • 182 aulas
  • 15 módulos de conteúdo
  • Última atualização 25/10/2025
  • 113 arquivos para download
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