Informática - Reta Final para Agente da PCDF - 2020.

  • 19 Horas de duração
  • 38 Aulas
  • 9 Módulos
  • 1 ano de suporte
Parcele em 12x R$ 9,50 (ou R$ 114,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach da Concursos e Provas.
Site Professor Gabriel Pacheco

Este curso está focado no Cargo de AGENTE e está com o Conteúdo Completo de Informática e TI.

Caso esteja procurando o conteúdo somente de TI para o Cargo de AGENTE (Banco de Dados e Programação), o link do curso é este aqui https://professorgabrielpacheco.com.br/curso/ti-bd-e-programacao-reta-final-para-agente-da-pcdf-2020 

Caso esteja procurando o conteúdo de ESCRIVÃO, o link do curso é este aqui https://professorgabrielpacheco.com.br/curso/informatica-reta-final-para-a-pcdf 

Concurso: PCDF - 2020.

Cargo: Agente.

Banca: CESPE/Cebraspe.

Disciplina: Informática e TI.

Professores: Gabriel Pacheco.

Observações: Todas as aulas serão postadas até dia 10 de outubro de 2020. A aula inaugural estará disponibilizada de forma gratuita para que o aluno conheça o curso e a didática do professor. Poderão ser abertas outras aulas (verifiquem o cadeado aberto logo na frente da aula quando ela for publicada).

Nossa abordagem didática constará da apresentação do respectivo conteúdo em formato de revisões completas de cada tópico do edital seguidas da resolução de mais de 250 questões recentes da Banca CESPE/CEBRASPE. Trabalharei também com a divulgação tempestiva de conteúdos adicionais no decorrer do período do curso, como venho fazendo em todos as minhas turmas.

Serão realizados 2 simulados com 10 questões inéditas e com comentários em videoaula, para que possam servir como identificados de falhas de conhecimento no decorrer dos seus estudos e também como material de revisão nas semanas que antecedem a prova.

Todos os alunos matriculados terão acesso a um grupo exclusivo no Telegram para que possam tirar suas dúvidas de forma tempestiva com o professor e também discutirem sobre os tópicos relacionados ao curso.

Conteúdo: INFORMÁTICA: 1 Fundamentos de computação. 1.1 Organização e arquitetura de computadores. 1.2 Componentes de um computador (hardware e software). 1.3 Sistemas de entrada, saída e armazenamento. 1.4 Princípios de sistemas operacionais. 1.5 Tecnologias de virtualização de plataformas: emuladores, máquinas virtuais, paravirtualização. 2 Redes de comunicação. 2.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 2.2 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 2.3 Noções de terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 2.4 Noções de redes privadas virtuais (VPN). 2.5 Noções de computação em nuvem. 2.6 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 2.7 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc). 3 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet. 3.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisas e de redes sociais. 3.2 Acesso a distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 3.3 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 4 Sistemas operacionais. 4.1 Noções de sistema operacional Windows: Windows 10. 4.2 Noções de sistema operacional GNU Linux. Características do sistema operacional GNU Linux. 4.3 Noções de sistemas operacionais embarcados/móveis: Android e iOS. 5. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft e LibreOffice). 6 Noções de mineração de dados. 6.1 Noções e características. 6.2 Noções de aprendizado de máquina. 6.3 Noções de bigdata: conceito, premissas, aplicação. 7 Noções de aplicação python e R. 8 API (application programming interface). 9 Metadados de arquivos. 10 Teoria da informação. 10.1 Conceitos de informação, dados, representação de dados, conhecimentos, segurança e inteligência. 11. Banco de dados. 11.1 Base de dados, documentação e prototipação. 11.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidaderelacionamento, análise funcional e administração de dados. 11.3 Dados estruturados e não estruturados. 11.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 11.5 Chaves e relacionamentos.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Este curso está destinado a você, Concurseiro que irá realizar a prova de Agente da PCDF de 2020 e deseja Gabaritar o Conteúdo de Informática.

Destina-se também àqueles que estão estudando para o cargo de Escrivão da PCDF, visto que o conteúdo de Escrivão está neste aqui também.

Gabriel Pacheco
"Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach de Concursos e Provas."

               

Professor de Tecnologia da Informação para Concursos e Facilitador de Treinamentos de Certificação PMP, CAPM, SCRUM e Metodologias Ágeis, bem como em cursos profissionalizantes e Práticos de Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos.

Master Trainer, Analista Comportamental DISC, Coach e Mentor das áreas de Concursos Públicos e Provas.

Aprovado em 8 Concursos Públicos e trabalhando em prol da aprovação dos Senhores desde 2010.


Lembre-se sempre: seu maior adversário é você!!! 

Professor Gabriel Pacheco

Twitter: @gabrielfpacheco    

Instagram: @professor.gabrielpacheco 

www.professorgabrielpacheco.com.br 

https://www.youtube.com/profgabrielpacheco 


Professor Rogerão Araújo
"Professor de Desenvolvimento de Sistemas."

               

Trabalha na Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, exercendo o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. Formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e especialista em Governança em TI pela Unieuro e em Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Software Livre pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Possui as certificações COBIT 4.1 Foundation Certified e SCJA (Sun Certified Associate for J2SE). É autor de artigos no site www.rogeraoaraujo.com.br e professor de cursos na área de Desenvolvimento de Sistemas para concursos. Foi aprovado em alguns concursos, tais como, em ordem decrescente de ano, STN 2013 (nomeado e onde estou hoje), TST 2012 (nomeado), TSE 2012 (aproveitado e nomeado no TRF 1ª Região), TRE/PE 2011 (classificado), TRT 19ª Região 2011 (classificado), MPU 2010 (classificado), STM 2010 (classificado), SERPRO 2008 (nomeado), TRT 18ª Região 2008 (classificado), MPU 2006 (classificado), BACEN 2005 (classificado), TRE/MA 2005 (classificado), TRT 16ª Região 2005 (classificado), TCE/PI 2005 (classificado) e MPU 2004 (nomeado).


Site Professor Gabriel Pacheco
"Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach da Concursos e Provas."

               

Professor de Tecnologia da Informação para Concursos, em cursos de Certificação PMP, CAPM, SCRUM e Metodologias Ágeis, bem como em cursos profissionalizantes de Gerenciamento de Projetos.

Master Trainer, Analista Comportamental DISC, Coach e Mentor das áreas de Concursos Públicos e Provas.

Aprovado em 8 Concursos Públicos e trabalhando em prol da aprovação dos Senhores desde 2011.


Lembre-se sempre: seu maior adversário é você!!! 

Professor Gabriel Pacheco

Twitter: @gabrielfpacheco    

Instagram: @professor.gabrielpacheco 

www.professorgabrielpacheco.com.br 

https://www.youtube.com/profgabrielpacheco 



Conteúdo Programático

10 Teoria da informação. 10.1 Conceitos de informação, dados, representação de dados, conhecimentos, segurança e inteligência. 11. Banco de dados. 11.1 Base de dados, documentação e prototipação. 11.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade relacionamento, análise funcional e administração de dados. 11.3 Dados estruturados e não estruturados. 11.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 11.5 Chaves e relacionamentos. 6 Noções de mineração de dados. 6.1 Noções e características. 6.2 Noções de aprendizado de máquina. 6.3 Noções de bigdata: conceito, premissas, aplicação.
  • 1. Banco de Dados e Análise de Informações - 1
  • 2. Banco de Dados e Análise de Informações - 2
  • 3. Banco de Dados e Análise de Informações - 3
  • 4. Banco de Dados e Análise de Informações - 4
  • 5. Banco de Dados e Análise de Informações - 5
  • 6. Mineração de Dados, Multidimensionalidade e Big Data - 1
  • 7. Mineração de Dados, Multidimensionalidade e Big Data - 2
  • 8. Mineração de Dados, Multidimensionalidade e Big Data - 3
  • 9. Mineração de Dados, Multidimensionalidade e Big Data - 4
2.6 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 2.7 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc).
2.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 2.2 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 2.3 Noções de terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 2.4 Noções de redes privadas virtuais (VPN).
5. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft e LibreOffice).
  • 1. Planilhas - Excel 1
  • 2. Planilhas - Excel 2
  • 3. Editores de Texto - Word 1
  • 4. Editores de Texto - Word 2
7 Noções de aplicação python e R. 8 API (application programming interface).
  • 1. Programação 1 - Apresentação do Professor Rogérão
  • 2. Programação 2 - Python - Introdução Conceituação e Sintaxe
  • 3. Programação 3 - Python - Variáveis Tipos de Dados e Instruções
  • 4. Programação 4 - Python - Números Casting Strings
  • 5. Programação 5 - Python - Coleções - 1
  • 6. Programação 5 - Python - Coleções - 2
  • 7. Programação 5 - Python - Coleções - 3
  • 8. Programação 6 - Python - Estruturas de Controle - 1
  • 9. Programação 6 - Python - Estruturas de Controle - 2
  • 10. Programação 6 - Python - Estruturas de Controle - 3
  • 11. Programação 7 - Python - Funções Lambda Arrays - 1
  • 12. Programação 7 - Python - Funções Lambda Arrays - 2
  • 13. Programação 8 - Python - Classes Objetos Herança - 1
  • 14. Programação 8 - Python - Classes Objetos Herança - 2
  • 15. Programação 9 - R - Introdução Conceituação e Sintaxe - 1
  • 16. Programação 9 - R - Variáveis e Tipos de Dados - 2
  • 17. Programação 9 - R - Tipos Numéricos Caracter Lógico - 3
  • 18. Programação 9 - R - Objetos - 1
  • 19. Programação 9 - R - Objetos - 2
  • 20. Programação 9 - R - Operadores
  • 21. Programação 9 - R - Estruturas Controle
3 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet. 3.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisas e de redes sociais. 3.2 Acesso a distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 3.3 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 2.5 Noções de computação em nuvem. 9 Metadados de arquivos.
4 Sistemas operacionais. 4.1 Noções de sistema operacional Windows: Windows 10. 4.2 Noções de sistema operacional GNU Linux. Características do sistema operacional GNU Linux. 4.3 Noções de sistemas operacionais embarcados/móveis: Android e iOS.
Caderno de questões e videoaula com os respectivos comentários do 1º Simulado.
Caderno de questões e videoaula com os respectivos comentários do 2º Simulado.
Voltar ao topo