Conhecimentos Específicos parte de TI - Reta Final - ISS-Aracaju - Cargo 2

  • 13 Alunos matriculados
  • 24 Horas de duração
  • 74 Aulas
  • 15 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 ano de suporte
Parcele em 12x R$ 16,25 (ou R$ 195,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Site Especializado em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Certificações e Formação Profissional.
Site Professor Gabriel Pacheco

Concurso: ISS-Aracaju-2020.

Cargo: Cargos 2: Tecnologia da Informação.

Banca: CESPE/Cebraspe.

Disciplina: Conhecimentos Específicos/Conteúdo de Tecnologia da Informação (Análise de Informação, Fiscalização de Contratos de TI, Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação). Os demais tópicos de Conhecimentos Específicos não serão trabalhados no nosso curso, somente o de TI.

Professores: Gabriel Pacheco.

Observações: Todas as aulas serão postadas até dia 30 de janeiro de 2021Nosso conteúdo equivale a 60 pontos da tua prova, então nosso foco é que você gabarite e garanta estes pontos, logo, todas as aulas serão postadas até dia 16 de outubro de 2020 e os simulados nas datas indicadas em cada módulo. A aula inaugural estará disponibilizada de forma gratuita para que o aluno conheça o curso e a didática do professor. Poderão ser abertas outras aulas (verifiquem o cadeado aberto logo na frente da aula quando ela for publicada).

Nossa abordagem didática constará da apresentação do respectivo conteúdo em formato de revisões completas de cada tópico do edital seguidas da resolução de mais de 200 exercícios de multiplaescolha dos últimos anos da Banca CESPE e mais 40 questões inéditas no simulado. Trabalharei também com a divulgação tempestiva de conteúdos adicionais no decorrer do período do curso, como venho fazendo em todos as minhas turmas.

Todas as dúvidas serão respondidas via fórum de cada aula e o aluno poderá assistir e acessar às aulas no ambiente do site quantas vezes quiser pelo período de até um ano após a sua matrícula.

Conteúdo: ANÁLISE DE INFORMAÇÃO: 1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para pré-processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. 5 Noções de Big Data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória de dados. 7 Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). 7.1 Conceitos e aplicação.
FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de contratação de soluções de TI. 2 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. 2.1 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações, Lei nº 10.520/2002 e suas alterações. 3 Atos normativos do MPOG/SLTI Instrução normativa nº 1/2019. 3 Elaboração e fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação. 4 Critérios de remuneração por esforço versus produto. 5 Cláusulas e indicadores de nível de serviço. 6 Papel do fiscalizador do contrato. 7 Papel do preposto da contratada. 8 Acompanhamento da execução contratual. 9 Registro e notificação de irregularidades. 10 Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas.
GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1 Gerenciamento de serviços (ITIL 4). 1.1 Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 1.2 Conceitos‐chave do gerenciamento de serviços. 1.3 Dimensões do gerenciamento de serviço. 1.4 Sistema de Valor do Serviço (SVS). 1.5 Práticas de Gerenciamento. 2 Gerenciamento de projetos. 2.1 PMBOK 6ª edição. 2.2 Projetos e a organização. 2.3 Escritório de projetos. 2.3.1 Modelos e características. 2.4 Processos, grupos de processos e área de conhecimento. 3 Governança de TI (COBIT 5). 3.1 Conceitos básicos, estrutura, princípios e objetivos. 3.2 Norma NBR ISO/IEC nº 38500:2015. 4 Qualidade de software. 4.1 MPS.BR. 4.2 Conceitos básicos e objetivos. 4.3 Disciplinas e formas de representação. 4.4 Níveis de capacidade e maturidade. 4.5 Processos e categorias de processos. 4.6 Norma ISO/IEC 12207. 4.7 Métricas de qualidade.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de segurança da informação. 1.1 Norma NBR ISO/IEC nº 27001:2013 e nº 27002:2013. 1.2 Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientes físicos e lógicos, controle de acesso. 1.3 Definição, implantação e gestão de políticas de segurança da informação e auditoria. 2 Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas. 3 Organização da segurança da informação. 3.1 Organização interna. 3.2 Responsabilidade e papéis pela segurança da informação. 3.3 Segurança da informação no gerenciamento de projetos. 3.4 Políticas para o uso de dispositivo móvel. 3.5 Trabalho remoto. 4 Segurança em recursos humanos. 5 Gestão de incidentes de segurança da informação. 6 Aspectos da segurança da informação na gestão da continuidade do negócio. 7 Conformidade. 8 Gestão de riscos e continuidade de negócio. 8.1 Normas NBR ISO/IEC nº 27005:2011 e 15999.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Este curso destina-se a todos os Alunos e Concurseiros que irão realizar a prova do Cargo 2: Tecnologia da Informação do Concurso do ISS-Aracaju/2020 e possuem como foco gabaritarem as 30 questões da prova e garantirem seus 60 pontos.

Gabriel Pacheco
"Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach de Concursos e Provas."

               

Professor de Tecnologia da Informação para Concursos e Facilitador de Treinamentos de Certificação PMP, CAPM, SCRUM e Metodologias Ágeis, bem como em cursos profissionalizantes e Práticos de Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos.

Master Trainer, Analista Comportamental DISC, Coach e Mentor das áreas de Concursos Públicos e Provas.

Aprovado em 8 Concursos Públicos e trabalhando em prol da aprovação dos Senhores desde 2010.


Lembre-se sempre: seu maior adversário é você!!! 

Professor Gabriel Pacheco

Twitter: @gabrielfpacheco    

Instagram: @professor.gabrielpacheco 

www.professorgabrielpacheco.com.br 

https://www.youtube.com/profgabrielpacheco 


Site Professor Gabriel Pacheco
"Site Especializado em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Certificações e Formação Profissional."

               

Conteúdo Programático

1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados.
2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos.
  • 1. Banco de Dados Relacionais - Conceitos - 1
  • 2. Banco de Dados Relacionais - Conceitos - 2
  • 3. Banco de Dados Relacionais - 3
  • 4. Banco de Dados Relacionais - 4
  • 5. Banco de Dados Relacionais - Normalização - 5
3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para pré-processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. 5 Noções de Big Data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória de dados.
  • 1. Modelagem Dimensional - Modelagem e BI - 1
  • 2. Modelagem Dimensional - DW, Data Marte, ETL - 2
  • 3. Modelagem Dimensional - OLAP - 3
  • 4. Modelagem Dimensional - Data Mining - 4
  • 5. Modelagem Dimensional - Big Data - 5
  • 6. Modelagem Dimensional - Análise Exploratória - 6
7 Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). 7.1 Conceitos e aplicação.
  • 1. Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 1 - Capítulo I
  • 2. Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 2 - Capítulo II
  • 3. Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 3 - Capítulo III
  • 4. Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 4 - Capítulo IV
  • 5. Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 5 - Capítulo V
1 Gestão de contratação de soluções de TI. 2 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. 2.1 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações, Lei nº 10.520/2002 e suas alterações. 3 Atos normativos do MPOG/SLTI Instrução normativa nº 1/2019. 3 Elaboração e fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação. 4 Critérios de remuneração por esforço versus produto. 5 Cláusulas e indicadores de nível de serviço. 6 Papel do fiscalizador do contrato. 7 Papel do preposto da contratada. 8 Acompanhamento da execução contratual. 9 Registro e notificação de irregularidades. 10 Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas.
  • 1. Fiscalização de Contratos de TI - 01 - Cespe - Conceitos, Modalidades, Tipos
  • 2. Fiscalização de Contratos de TI - 02 - Cespe - Técnica e Preço, Menor Preço e Pregão
  • 3. Fiscalização de Contratos de TI - 03 - Cespe - Gestão de TI e Terceirização
  • 4. Fiscalização de Contratos de TI - 04 - Cespe - Planejamento da Contratação
  • 5. Fiscalização de Contratos de TI - 05 - Cespe - Vedações nas Contratações
  • 6. Fiscalização de Contratos de TI - 06 - Cespe - Parcelamento, Dispensa e Seleção do Fornecedor
  • 7. Fiscalização de Contratos de TI - 07 - Cespe - Gestão do Contrato
  • 8. Fiscalização de Contratos de TI - 08 - Cespe - Monitoramento, Transição, Registro de Irregularidades, Sanções
2 Gerenciamento de projetos. 2.1 PMBOK 6ª edição. 2.2 Projetos e a organização. 2.3 Escritório de projetos. 2.3.1 Modelos e características. 2.4 Processos, grupos de processos e área de conhecimento.
  • 1. Gestão de Projetos - PMBok - 01 - Cespe - Multiplaescolha - Conceitos
  • 2. Gestão de Projetos - PMBok - 02 - Cespe - Multiplaescolha - Contexto de GP e Estruturas Organizacionais
  • 3. Gestão de Projetos - PMBok - 03 - Cespe - Multiplaescolha - PMO
  • 4. Gestão de Projetos - PMBok - 04 - Cespe - Multiplaescolha - Ciclo de Vida de Projetos
  • 5. Gestão de Projetos - PMBok - 05 - Cespe - Multiplaescolha - Processos e Grupos de Processos
  • 6. Gestão de Projetos - PMBok - 06 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento da Integração
  • 7. Gestão de Projetos - PMBok - 07 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento do Escopo
  • 8. Gestão de Projetos - PMBok - 08 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento do Cronograma
  • 9. Gestão de Projetos - PMBok - 09 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento dos Custos
  • 10. Gestão de Projetos - PMBok - 10 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento dos Riscos
  • 11. Gestão de Projetos - PMBok - 11 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento das Partes Interessadas
  • 12. Gestão de Projetos - PMBok - 12 - Cespe - Multiplaescolha - Tópicos Adicionais
3 Governança de TI (COBIT 5). 3.1 Conceitos básicos, estrutura, princípios e objetivos. 3.2 Norma NBR ISO/IEC nº 38500:2015.
  • 1. Processos Habilitadores - Cobit 5
  • 2. Cobit 5 - 01 - Cespe - Multiplaescolha - O que é o Cobit
  • 3. Cobit 5 - 02 - Cespe - Multiplaescolha - Princípios - 01
  • 4. Cobit 5 - 03 - Cespe - Multiplaescolha - Princípios - 02
  • 5. Cobit 5 - 04 - Cespe - Multiplaescolha - Processos Habilitadores - 01
  • 6. Cobit 5 - 05 - Cespe - Multiplaescolha - Processos Habilitadores - 02
  • 7. Cobit 5 - 06 - Cespe - Multiplaescolha - Guia e Implementação do Cobit
  • 8. Cobit 5 - 07 - Cespe - Multiplaescolha - Modelo de Capacidade
  • 9. ISO 38500 - 01 - Conceitos e Apresentação - Cespe
  • 10. ISO 38500 - 02 - Princípios e Modelo - Cespe
  • 11. ISO 38500 - 03 - Orientação para a Governança de TI - Cespe
4 Qualidade de software. 4.1 MPS.BR. 4.2 Conceitos básicos e objetivos. 4.3 Disciplinas e formas de representação. 4.4 Níveis de capacidade e maturidade. 4.5 Processos e categorias de processos. 4.6 Norma ISO/IEC 12207. 4.7 Métricas de qualidade.
  • 1. 12207 - 01 - Conceitos - Cespe
  • 2. 12207 - 02 - Organização da Norma - Cespe
  • 3. 12207 - 03 - Processos Contextuais de Sistema - Cespe
  • 4. 12207 - 04 - Processos Específicos para Software - Cespe
  • 5. Engenharia de Software - Qualidade de Software - MPS.BR - 01
  • 6. Engenharia de Software - Qualidade de Software - MPS.BR - 02
1 Gerenciamento de serviços (ITIL 4). 1.1 Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 1.2 Conceitos‐chave do gerenciamento de serviços. 1.3 Dimensões do gerenciamento de serviço. 1.4 Sistema de Valor do Serviço (SVS). 1.5 Práticas de Gerenciamento.
  • 1. ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos
  • 2. ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões
  • 3. ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor
  • 4. ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas
1 Gestão de segurança da informação. 1.1 Norma NBR ISO/IEC nº 27001:2013 e nº 27002:2013. 1.2 Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientes físicos e lógicos, controle de acesso. 1.3 Definição, implantação e gestão de políticas de segurança da informação e auditoria. 2 Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas. 3 Organização da segurança da informação. 3.1 Organização interna. 3.2 Responsabilidade e papéis pela segurança da informação. 3.3 Segurança da informação no gerenciamento de projetos. 3.4 Políticas para o uso de dispositivo móvel. 3.5 Trabalho remoto. 4 Segurança em recursos humanos. 5 Gestão de incidentes de segurança da informação.
  • 1. Gestão de Segurança da Informação - 27001 e 27002 - 01
  • 2. Gestão de Segurança da Informação - 27001 e 27002 - 02
6 Aspectos da segurança da informação na gestão da continuidade do negócio. 7 Conformidade. 8 Gestão de riscos e continuidade de negócio. 8.1 Normas NBR ISO/IEC nº 27005:2011 e 15999.
  • 1. Segurança da Informação - PCN, Auditoria.
  • 2. Gestão de Riscos - 27005 - 01 - Cespe
  • 3. Gestão de Riscos - 27005 - 02 - Cespe
  • 4. Gestão de Riscos - 27005 - 03 - Cespe
Caderno de questões, prova e videoaula com os respectivos comentários do Simulado.
  • 1. Caderno de Questões e Prova on-line do 1º Simulado Comentado de Informática/Análise de Informação - ISS-Aracaju/2020.
  • 1º Simulado de Informática/Análise de Informações - ISS-Aracaju/2020.
  • 2. Apresentação do Simulado e das Regras do Jogo - Informática-Análise da Informação - ISS-Aracaju
  • 3. Comentário das Questões do Simulado - Informática-Análise da Informação - ISS-Aracaju
Caderno de questões, prova e videoaula com os respectivos comentários do Simulado.
  • 1. Aumento do Prazo de acesso por mais um ano - ISS-Aracaju
Pessoal, como a prova demorou para ser retomada, mesmo caso que ocorreu com a PCDF, eu acabei gravando um conteúdo de Banco de Dados adicional para o pessoal da PCDF e da PF e estou disponibilizando de forma gratuita aqui para vocês. Aproveitem viu.
  • 1. Banco de Dados - 01 - Complementar - Cespe C-E - 2020
  • 2. Banco de Dados - 02 - Complementar - Cespe C-E - 2020
  • 3. Banco de Dados - 03 - Complementar - Cespe C-E - 2020
  • 4. Banco de Dados - 04 - Complementar - Cespe C-E - 2020

Dúvidas Frequentes

Todos os nossos curso possuem um período de acesso liberado (irrestrito para assistir quantas vezes quiser) pelo período de 1 ano, sendo este renovado, conforme desejo do próprio aluno e mediante pagamento de uma taxa simbólica no término do respectivo período.
Não, você poderá baixar nossos materiais de apoio de uma forma geral (slides, artigos, textos, materiais em PDF), mas as videoaulas não, em contrapartida, adotamos a política do aluno poder assistir às aulas quantas vezes quiser no período de um ano. Outro ponto, suas videoaulas são identificadas pelo seu número de CPF como medida de segurança e respeito a você que é o nosso aluno.
O curso estará disponível na área do aluno assim que o pagamento for confimardo pelo Gateway de pagamento, caso seja feito via Cartão de Crédito, poderá ser liberado quase que imediatamente, caso seja feito via boleto, dependerá da compensação bancária, o que poderá levar até um dia útil após o pagamento. Via PIX, quase que imediatamente também.
Tais conteúdos são sempre colocados para donwload logo abaixo da primeira videoaula ou aula em PDF que trata do respectivo assunto/módulo no espaço chamado "Download". Role a tela para baixo até chegar nele, se não o encontrar onde deveria estar, nos avise, pode ser que na hora do registro da aula ele não tenha sido vinculado à respectiva aula.
As dúvidas poderão e deverão ser postadas diretamente na opção "Dúvidas?", encontrada abaixo de cada videoaula ou aula em PDF, logo, role a tela um pouco para baixo e digite de forma assertiva e objetiva a sua dúvida, citando inclusive o momento onde a dúvida surgiu na respectiva aula. Isso é bacana, pois vai alimentar o banco de dúvidas e de respostas da respectiva aula.
O acesso aos respectivos cursos e assinaturas no nosso site são de direito exclusivo do aluno matriculado, sendo permanentemente vetada a distribuição do seu logi para outros alunos. Como temos meios de rastrear o local de onde os acessos estão sendo realizados, bem como a frequencia de acessos diários e temporais, também teremos como constatar que tal prática está sendo realizada e o seu acesso será bloqueado imediatamente. Lembrando que a distribuição de aulas e conteúdos não autorizada pelo respectivo autor incorre em crime contra a lei de direitos autorais e poderá impedir que o Senhor tome posse no seu Concurso Público.
Os Slides são disponibilizados em tamanho A4 (final do arquivo escrito Slides) e em folhetos, sendo 3 slides por página em uma coluna e linhas para anotações em outra, possibilitando assim ao aluno que faça suas anotações com base naquilo que ele precisa.
Aceitamos Cartão de Crédito, PIX e Boleto Bancário. Não trabalhamos com transferência, pois tal modo de pagamento gera um trabalho mecânico desnecessário e sem controle aqui para nós, ok?

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo