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ALEGO - Assistente Legislativo - Assistente de Suporte de TI

ALEGO - Assistente Legislativo - Assistente de Suporte de TI

Curso 100% focado no conteúdo de TI do Concurso da ALEGO - Assistente Legislativo - Assistente de Suporte de TI
Mapeamentos Pré-edital e de Reta Final.
  • 30 horas de carga horária
  • 59 alunos
  • 58 aulas
  • 3 módulos de conteúdo
  • Última atualização 03/12/2025
  • 67 arquivos para download

12x R$ 12,50

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1 ano

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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.

Sobre o Curso

Concurso: ALEGO - 2025

Cargo: Assistente Legislativo - Assistente de Suporte de TI

Banca: FGV

Disciplina: Tecnologia da Informação

Professores: Equipe de Professores Gabriel Pacheco

Parcerias: Neste curso nós teremos as seguintes parcerias garantidas para os alunos efetivamente matriculados e somente para os alunos efetivamente matriculados:

  • 20% de desconto nas assinaturas dos Planos Avançado e Padrão do site www.tecconcursos.com.br (todo o procedimento de cadastro e registro será detalhado em vídeo específico, não precisa enviar e-mail ou mensagens no momento da sua matrícula para nossa central ou para o Tec Concursos, apenas seguir os passos que serão detalhados no respectivo vídeo).

Observações: 

  • Diversas aulas serão disponibilizadas de forma gratuita para que o aluno conheça o curso e a didática dos professores (observe as aulas escritas Assistir no nome do Respectivo Módulo). 
  • Observem a distribuição dos conteúdos que está sendo colocada de forma mais didática dentro dos módulos, pois o último edital veio todo bagunçado.
  • Trabalharemos com a divulgação tempestiva de conteúdos adicionais no decorrer do período do curso, como estamos fazendo em todos as nossas turmas.
  • Verifique as aulas que já estão disponíveis e as datas máximas de divulgação das aulas restantes na frente do nome do respectivo módulo.

MÓDULOS

Sistemas Operacionais

1. Sistemas Operacionais e Configuração. Instalação e configuração de sistemas operacionais Windows, Linux e outros utilizados em ambiente corporativo. 
2. Configuração de parâmetros de rede para integração em redes locais (endereçamento IP, máscara, gateway e DNS). 
3. Gerenciamento de contas e permissões: criação, modificação e exclusão de usuários; atribuição de privilégios e grupos. 
4. Compartilhamento de recursos: configuração de pastas e impressoras em rede, definição de permissões de acesso. 
5. Ferramentas administrativas: gerenciador de tarefas, serviços, logs do sistema e monitoramento de desempenho. 
6. Atualizações de sistema: instalação de patches de segurança e pacotes de melhorias. 7. Suporte a Aplicativos e Softwares Corporativos. Instalação, configuração e atualização de softwares de escritório (pacotes como LibreOffice e Microsoft Office). 
8. Suporte a navegadores e ferramentas de produtividade baseadas na web. Instalação e configuração de softwares corporativos específicos (ERP, CRM, ferramentas de gestão de projetos). 
9. Configuração e solução de problemas em clientes de e-mail (POP, IMAP e SMTP). 
10. Operação e suporte a sistemas de impressão e digitalização. 
11. Procedimentos de backup e restauração de dados, tanto local quanto em nuvem. 12. Atendimento ao Usuário e Boas Práticas de Suporte Metodologias de atendimento: service desk e help desk. Registro de chamados e utilização de sistemas de gestão de tickets. Coleta estruturada de informações para diagnóstico de problemas. Atendimento remoto: uso de softwares de acesso remoto e segurança na conexão. Comunicação clara e objetiva com usuários, orientando quanto ao uso seguro e correto dos recursos. Procedimentos para encaminhamento de solicitações complexas para níveis superiores de suporte (escalonamento). 
13. Diagnóstico e Resolução de Problemas de Software. 
14. Solução de problemas de conectividade e configuração em redes locais e sem fio. 15. Identificação e remoção de softwares maliciosos (malware, spyware, adware). 
16. Restauração de configurações de fábrica e reinstalação de sistemas operacionais quando necessário. 
17. Gerenciamento de inicialização e otimização de desempenho do sistema. 
18. Verificação e correção de erros em sistemas de arquivos. 

Segurança da Informação

19. Segurança da Informação para Usuários. Princípios básicos de segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Aplicação de políticas de senhas seguras e autenticação de múltiplos fatores. 
20. Uso seguro de e-mail e prevenção contra phishing. 
21. Noções de criptografia para proteção de dados sensíveis. 
22. Utilização correta de ferramentas de proteção: antivírus, firewall pessoal e antimalware. 
23. Legislação e normas aplicáveis (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, normas ISO/IEC relacionadas à segurança da informação). 
24. Configuração e teste de câmera, microfone e caixas. 
25. Estrutura de pastas, nomenclatura, tipos e compressão (ZIP); versões; sincronização e compartilhamento. 
26. Recursos nativos (lupa, alto contraste, leitor de tela), atalhos úteis e ajustes simples para diferentes necessidades de usuários.

Público alvo

Concurseiros que sabem da necessidade de aprenderem o conteúdo de Tecnologia da Informação para a ALEGO.

Conteúdo

1Avisos e Notificações

Muita atenção neste módulo, pois serão postados todos os avisos e notificações geais do curso aqui.
  • Entenda a Parceria com o TECConcursos e como tudo funciona após a sua matrícula

    01:59
  • Novidades na nova plataforma 1 - Acesso aos cursos, acompanhamento dos cursos e novidades no acesso.

    13:10

    ASSISTIR

  • Conhecendo nossas Categorias de Cursos e tirando maior proveito da plataforma.

    13:33

2Sistemas Operacionais - Todas as Aulas Disponíveis.

1. Sistemas Operacionais e Configuração. Instalação e configuração de sistemas operacionais Windows, Linux e outros utilizados em ambiente corporativo. 2. Configuração de parâmetros de rede para integração em redes locais (endereçamento IP, máscara, gateway e DNS). 3. Gerenciamento de contas e permissões: criação, modificação e exclusão de usuários; atribuição de privilégios e grupos. 4. Compartilhamento de recursos: configuração de pastas e impressoras em rede, definição de permissões de acesso. 5. Ferramentas administrativas: gerenciador de tarefas, serviços, logs do sistema e monitoramento de desempenho. 6. Atualizações de sistema: instalação de patches de segurança e pacotes de melhorias. 7. Suporte a Aplicativos e Softwares Corporativos. Instalação, configuração e atualização de softwares de escritório (pacotes como LibreOffice e Microsoft Office). 8. Suporte a navegadores e ferramentas de produtividade baseadas na web. Instalação e configuração de softwares corporativos específicos (ERP, CRM, ferramentas de gestão de projetos). 9. Configuração e solução de problemas em clientes de e-mail (POP, IMAP e SMTP). 10. Operação e suporte a sistemas de impressão e digitalização. 11. Procedimentos de backup e restauração de dados, tanto local quanto em nuvem. 12. Atendimento ao Usuário e Boas Práticas de Suporte Metodologias de atendimento: service desk e help desk. Registro de chamados e utilização de sistemas de gestão de tickets. Coleta estruturada de informações para diagnóstico de problemas. Atendimento remoto: uso de softwares de acesso remoto e segurança na conexão. Comunicação clara e objetiva com usuários, orientando quanto ao uso seguro e correto dos recursos. Procedimentos para encaminhamento de solicitações complexas para níveis superiores de suporte (escalonamento). 13. Diagnóstico e Resolução de Problemas de Software. 14. Solução de problemas de conectividade e configuração em redes locais e sem fio. 15. Identificação e remoção de softwares maliciosos (malware, spyware, adware). 16. Restauração de configurações de fábrica e reinstalação de sistemas operacionais quando necessário. 17. Gerenciamento de inicialização e otimização de desempenho do sistema. 18. Verificação e correção de erros em sistemas de arquivos.
  • Linux - 01 - Introdução, Software Livre e Licenciamento - Regular - Multibancas - Anotações

    33:11
  • Linux - 02 - Noções Básicas de Linha de Comando - Regular - Multibancas

    25:45
  • Linux - 03 - Manipulando Diretórios e Arquivos e Criando, Movendo e Excluindo Arquivos - Regular - Multibancas

    47:33
  • Linux - 04 - Arquivando Arquivos na Linha de Comando e Pesquisando e Extraindo Dados de Arquivos - Regular - Multibancas

    40:35
  • Linux - 05 - Lendo Arquivos de Texto e Editores de Texto - Regular - Multibancas

    30:04
  • Linux - 06 - Transformando Comandos em Script - Regular - Multibancas

    31:02
  • Linux - 07 - Questões de Concursos I - Regular - Multibancas

    23:06
  • Linux - 08 - Questões de Concursos II - Regular - Multibancas

    18:52
  • Linux - 09 - Escolhendo um Sistema Operacional e Hardware do Computador - Regular - Multibancas

    37:28
  • Linux - 10 - Onde os Dados são Armazenados - Regular - Multibancas

    43:08
  • Linux - 11 - Redes no Linux - Regular - Multibancas

    35:56
  • Linux - 12 - Segurança Básica, Usuários e Grupos - Regular - Multibancas

    26:53
  • Linux - 13 - Gerenciando Permissões, Diretórios e Arquivos Especiais - Regular

    25:25
  • Linux - 14 - Gerenciando Processos e Serviços - Regular

    22:33
  • Linux - 15 - Questõs de Concursos III - Regular - Multibancas

    35:21
  • Linux - 16 - Questõs de Concursos IV - Regular - Multibancas

    29:56
  • Windows 2022 server versões e novidades - Multibancas - 01

    28:42
  • Windows 2022 server instalação e drivers PnP - Multibancas - 01

    26:49
  • Windows 2022 server Windows Defender - Multibancas - 01

    28:51
  • Windows 2022 server Administração de usuários e grupos - Multibancas - 01

    27:35
  • Windows 2022 server LDAP - Multibancas - 01

    25:06
  • Windows 2022 server PowerShell - Multibancas - 01

    30:45
  • Windows 2022 server PowerShell - Multibancas - 02

    25:30
  • Windows 2022 server DNS - Multibancas - 01

    24:27
  • Windows 2022 server DNS - Multibancas - 02

    28:17
  • Windows 2022 server DHCP - Multibancas - 01

    29:54
  • Windows 2022 server Serviços de Impressão - Multibancas - 01

    27:10
  • Windows 2022 server Acesso Remoto - Multibancas - 01

    31:02
  • Windows 2022 server Servidor de arquivos - Multibancas - 01

    29:20
  • Windows 2022 server Virtualização - Multibancas - 01

    29:13
  • Windows 2022 server Virtualização - Multibancas - 02

    26:25
  • Windows 2022 server Logs - Multibancas - 01

    29:45
  • Windows 2022 server Logs - Multibancas - 02

    25:18
  • Windows 2022 server Hardening - Multibancas - 01

    24:56
  • Windows 2022 server Hardening - Multibancas - 02

    29:17
  • Windows 2022 server Hardening - Multibancas - 03

    27:15
  • Windows 2022 server Hardening - Multibancas - 04

    28:09

3Segurança da Informação - Todas as aulas disponíveis.

19. Segurança da Informação para Usuários. Princípios básicos de segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Aplicação de políticas de senhas seguras e autenticação de múltiplos fatores. 20. Uso seguro de e-mail e prevenção contra phishing. 21. Noções de criptografia para proteção de dados sensíveis. 22. Utilização correta de ferramentas de proteção: antivírus, firewall pessoal e antimalware. 23. Legislação e normas aplicáveis (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, normas ISO/IEC relacionadas à segurança da informação). 24. Configuração e teste de câmera, microfone e caixas. 25. Estrutura de pastas, nomenclatura, tipos e compressão (ZIP); versões; sincronização e compartilhamento. 26. Recursos nativos (lupa, alto contraste, leitor de tela), atalhos úteis e ajustes simples para diferentes necessidades de usuários.
  • Segurança a Informação 01 - Conceitos e Autenticação - FGV

    28:27

    ASSISTIR

  • Ataques, Malwares, Vírus e Worms - 01 - FGV

    26:08
  • Ataques, Malwares, Vírus e Worms - 02 - FGV

    21:00
  • Segurança a Informação 02 - Firewall - FGV

    25:06
  • Segurança a Informação 03 - IDS e IPS - FGV

    29:07
  • Criptografia, Assinatura Digital e Certificação Digital 01 - FGV

    30:32

    ASSISTIR

  • Criptografia, Assinatura Digital e Certificação Digital 02 - FGV

    27:27
  • Criptografia, Assinatura Digital e Certificação Digital 03 - FGV

    20:50
  • LGPD - Lei 13.853/2019 - PDF

    70 págs.
  • LGPD-FGV-01

    32:08
  • LGPD-FGV-02

    34:17
  • LGPD-FGV-03

    32:28
  • LGPD-FGV-04

    39:10
  • Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 01 - FGV

    25:42
  • Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 02 - FGV

    30:46
  • Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 03 - FGV

    27:41
  • Gestão de Riscos - 27.005 - 01 - FGV

    37:40
  • Gestão de Riscos - 27.005 - 02 - FGV

    25:00

Professores(as)

Gabriel Pacheco

Gabriel Pacheco

Professor e Facilitador de Treinamentos

Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach de Concursos e Provas.
Professor Rogerão Araújo

Professor Rogerão Araújo

Professor

Professor de Desenvolvimento de Sistemas.
Erion Dias Monteiro

Erion Dias Monteiro

Servidor

Servidor Público Federal, Especilista em Segurança da Informação e Proteção de Dados, professor do Senac-DF, Bacharel em Sistemas de Informação com especializaç
Bruno Guilhen

Bruno Guilhen

professor

Professor de Redes, auditoria e segurança, arquitetura de computadores e sistemas operacionais. Atuando com cursos de TI para concursos desde 2004.
Sergio Sierro Leal

Sergio Sierro Leal

Servidor Público Federal

Pós-Graduado pela UFG e FACNET. Servidor Público Federal pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), lotado em Brasília.
Vitor Kessler

Vitor Kessler

Auditor

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União CGU, trabalhando com auditoria de TI e cruzamento de bases de dados.
LEANDRO MARTINS

LEANDRO MARTINS

Leandro Martins, Professor de TI, Engenheiro de Redes de Comunicação e Auditor Federal especialista em TI da CGU.
Júlio César Leitão

Júlio César Leitão

Servidor Público Federal, graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Governança de TI. Experiência como Programador e Gestão de Projetos Ágeis.
Gunter Ribeiro Amorim

Gunter Ribeiro Amorim

Sou DEV, trabalho como Analista do Ministério Público da União (MPU) há 10 anos, cargo que acumulo com o de Professor na UnDF onde fui aprovado em 1º lugar

FAQ

Atendimento ao aluno Faleconosco. Onde tiro as minhas dúvidas técnicas e resolvo os problemas gerais na plataforma?

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Você poderá encaminhar a sua dúvida ou problema diretamente para o e-mail faleconosco@professorgabrielpacheco.com.br que a nossa equipe estará de prontidão das 09h às 18h em dias úteis para te responder, comumente te atendemos em um prazo máximo de 1 dia útil. Ah, insira todas as informações necessárias no e-mail para podermos te atender da melhor forma possível e resolver o seu problema o mais rápido possível (nome de usuário na plataforma, e-mail de acesso, curso de referência, enfim, tudo que precisar). Observação: caso a sua dúvida seja referente a algum conteúdo ministrado por nossos professores de um dos nossos cursos, poste a dúvida diretamente na respectiva aula no campo "Comentários/Dúvidas" encontrado logo abaixo da aula em vídeo ou da aula em PDF, pois este atendimento é exclusivo dos nossos alunos matriculados e fica muito melhor para o professor entender a sua dúvida e dar o direcionamento adequado ao seu caso.

Tenho uma dúvida sobre a aula, onde postar?

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As dúvidas poderão e deverão ser postadas diretamente na opção "Comentários/Dúvidas?", encontrada abaixo de cada videoaula ou aula em PDF, logo, role a tela um pouco para baixo e digite de forma assertiva e objetiva a sua dúvida, citando inclusive o momento onde a dúvida surgiu na respectiva aula. Isso é bacana, pois vai alimentar o banco de dúvidas e de respostas da respectiva aula.

Durante quanto tempo eu posso assistir às aulas do curso?

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Todos os nossos cursos possuem um período de acesso liberado (irrestrito para assistir quantas vezes quiser) pelo período de 1 ano, sendo este renovado, conforme desejo do próprio aluno e mediante pagamento de uma taxa simbólica no término do respectivo período de 70% do valor total do curso ou assinatura no momento da sua renovação da matrícula não cumulativos em período de promoção ou com outros descontos. Se esse for o seu caso, entre em contato com a nossa equipe no faleconosco@professorgabrielpacheco.com.br com todos os dados utilizados na sua matrícula e informando da sua renovação que iremos gerar o seu cupom de desconto para utilização.

Quais as formas de pagamento aceitas no site?

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Aceitamos Cartão de Crédito, PIX e Boleto Bancário.

Posso baixar as videoaulas para o meu computador?

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Não, você poderá baixar nossos materiais de apoio de uma forma geral (slides, artigos, textos, materiais em PDF), mas as videoaulas não, em contrapartida, adotamos a política do aluno poder assistir às aulas quantas vezes quiser no período de um ano. Outro ponto, suas videoaulas são identificadas pelo seu número de CPF como medida de segurança e respeito a você que é o nosso aluno.

Fiz minha matrícula, em quanto tempo o curso estará na área do aluno?

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O curso estará disponível na área do aluno assim que o pagamento for confimardo pelo Gateway de pagamento, caso seja feito via Cartão de Crédito, poderá ser liberado quase que imediatamente, caso seja feito via boleto, dependerá da compensação bancária, o que poderá levar até um dia útil após o pagamento. Via PIX, quase que imediatamente também. No entanto, observe que possuímos alguns cursos de Discursivas e de Mentorias que possuem data de início e fim, isso não vai impedir que continue acessando as aulas realizadas no período de um ano após a sua matrícula, mas sim que o cronograma do curso para a realização das tarefas e entregas seja dentro do que foi publicado no respectivo curso.

Onde faço o download dos Slides e do material em PDF?

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Tais conteúdos são sempre colocados para download logo abaixo da primeira videoaula ou aula em PDF que trata do respectivo assunto/módulo no espaço chamado "Arquivos". Role a tela para baixo até chegar nele, se não o encontrar onde deveria estar, nos avise no faleconosco@professorgabrielpacheco.com.br.

Posso compartilhar o meu curso com outra pessoa?

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O acesso aos respectivos cursos e assinaturas no nosso site são de direito exclusivo do aluno matriculado, sendo permanentemente vetada a distribuição do seu login para outros alunos. Como temos meios de rastrear o local de onde os acessos estão sendo realizados, bem como a frequencia de acessos diários e temporais, também teremos como constatar que tal prática está sendo realizada e o seu acesso será bloqueado imediatamente. Lembrando que a distribuição de aulas e conteúdos não autorizada pelo respectivo autor incorre em crime contra a lei de direitos autorais e poderá impedir que o aluno tome posse no seu Concurso Público.

Em quais formatos os Slides são disponibilizados?

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Os Slides são disponibilizados em tamanho A4 (final do arquivo escrito Slides) e em folhetos, sendo 3 slides por página em uma coluna e linhas para anotações em outra, possibilitando assim ao aluno que faça suas anotações com base naquilo que ele precisa.

Acesso por 1 ano

Estude quando e onde quiser

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  • Última atualização 03/12/2025
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