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CNU/CPU - PE - ANALISTA CONSULTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Curso 100% focado no edital do CNU/CPU - PE - ANALISTA CONSULTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mapeamentos Pré-edital e de Reta Final.
  • 80 horas de carga horária
  • 59 alunos
  • 191 aulas
  • 15 módulos de conteúdo
  • Última atualização 25/10/2025
  • 106 arquivos para download

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Sobre o Curso

Concurso: CNU/CPU-PE (Concurso Público Unificado - Pernambuco) 2025

Cargo: CNU/CPU - PE - ANALISTA CONSULTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Banca: FCC

Disciplina: Tecnologia da Informação

Professores: Equipe de Professores Gabriel Pacheco

Parcerias: Neste curso nós teremos as seguintes parcerias garantidas para os alunos efetivamente matriculados e somente para os alunos efetivamente matriculados:

  • 20% de desconto nas assinaturas dos Planos Avançado e Padrão do site www.tecconcursos.com.br (todo o procedimento de cadastro e registro será detalhado em vídeo específico, não precisa enviar e-mail ou mensagens no momento da sua matrícula para nossa central ou para o Tec Concursos, apenas seguir os passos que serão detalhados no respectivo vídeo).

Observações: 

  • Diversas aulas serão disponibilizadas de forma gratuita para que o aluno conheça o curso e a didática dos professores (observe as aulas escritas Assistir no nome do Respectivo Módulo). 
  • Observem a distribuição dos conteúdos que está sendo colocada de forma mais didática dentro dos módulos, pois o último edital veio todo bagunçado.
  • Trabalharemos com a divulgação tempestiva de conteúdos adicionais no decorrer do período do curso, como estamos fazendo em todos as nossas turmas.
  • Verifique as aulas que já estão disponíveis e as datas máximas de divulgação das aulas restantes na frente do nome do respectivo módulo.

MÓDULOS

Governança de TI: Fundamentos de governança e alinhamento estratégico (valor, desempenho, riscos e recursos). ITIL v4 - princípios, cadeia de valor de serviço e práticas principais (incidente, problema, requisição, mudança, configuração, catálogo, nível de serviço, capacidade, disponibilidade, continuidade, segurança e melhoria contínua). COBIT 2019 - objetivos de governança e gestão, metas em cascata e processos. PMBOK 7ª edição - domínios de desempenho, riscos e governança de projetos. Controles internos de TI, segregação de funções, auditoria, conformidade normativa. NIST CSF 2.0 - funções e categorias para gestão de risco cibernético.

Uso da TI para apoiar órgãos públicos; governança digital e transformação digital. PDTI - diagnóstico, necessidades, priorização, portfólio, planos de ação e indicadores. PETI - visão, objetivos estratégicos, mapa estratégico e metas. Políticas, normas e padrões de TIC; gestão de demandas, portfólio, programas e projetos; governança de comitês e instâncias decisórias.

Arquitetura corporativa de TIC: conceitos e benefícios; sistemas de informação; ciclo de vida de software; camadas de negócio, dados, aplicações e tecnologia. Racionalização de processos e serviços; integração, interoperabilidade e governança de APIs. Modelagem de processos com BPMN. Governança de dados - Qualidade, catalogação, metadados, ciclo de vida, classificação e privacidade.

Gestão de serviços de TIC: Service desk e central de serviços; catálogo de serviços e SLAs. Gestão de capacidade, desempenho, disponibilidade (MTRS, MTBF, MTTR) e monitoramento. Observabilidade (logs, métricas e traces). Continuidade de serviços (ITSCM) integrada a BCP/DRP. Gestão de problemas e mudanças (Padrão, normal, emergencial; risco/impacto; CAB).

Contratações de TIC: Planejamento (ETP, especificações, Termo de Referência/Projeto Básico, critérios de julgamento). Gestão de riscos (matriz, garantias, níveis de serviço e penalidades, ABNT NBR ISO/IEC 27005). Acompanhamento e fiscalização contratual (entregas, SLAs, indicadores, aditivos e reequilíbrio). Modelos de contratação (serviços gerenciados, fábrica de software, nuvem, licenças e assinaturas). Compliance com legislação e normativos; padronização documental e registros de gestão.

Redes de computadores: Conceitos básicos dos protocolos TCP/IP (IPv4/IPv6), endereçamento IP, diagnóstico básico de problemas, cabeamento e equipamentos de rede, redes sem fio e noções de segurança.

Internet e e-mail: Conexões HTTP e HTTPS; segurança em navegação; cuidados com phishing, spam e links maliciosos;

Segurança da informação: Princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade; malwares e ferramentas de proteção (antivírus, antimalware, firewall de host); backup, políticas de segurança e plano de contingência; noções de criptografia e autenticação multifator; boas práticas de segurança; normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024 e 27002:2022.

Atendimento e suporte técnico – NÃO IREMOS TRABALHAR: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); conceitos de Service Desk e ITIL v4; inventário e controle de ativos de TI. 

Noções de governança e gestão de TI: Noções básicas de ITIL v4 e COBIT 2019; fundamentos de gerenciamento ágil de projetos (Scrum). Modelagem de processos de negócio com BPMN.

Fundamentos de banco de dados: Conceitos de SGBD e arquitetura; modelagem de dados (MER, normalização); SQL ANSI básico (DDL/DML); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados.

Computação em nuvem: Conceitos básicos de computação em nuvem; modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS); tipos de nuvem (pública, privada e híbrida); noções de segurança em nuvem.

Comunicação técnica – NÃO IREMOS TRABALHAR: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários. 

Inteligência artificial: Conceitos, aplicações e limitações; Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM); Agentes Inteligentes.

Legislação: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004),

Os tópicos abaixo não serão trabalhados neste curso.

 

 

SEIG (Lei nº 12.985/2006), Contratações (Lei nº 14.133/2021). Gestão orçamentária e financeira de TI (planejamento, execução, TCO/ROI e investimentos). Gestão de riscos, mudanças organizacionais, comunicação e engajamento de stakeholders. FinOps e governança de nuvem.

Frameworks de arquitetura (TOGAF, Zachman) - Princípios e padrões de referência.

Medição e melhoria - Métricas, dashboards, OKRs/KPIs e relatórios executivos.

Público alvo

Concurseiros que sabem da necessidade de aprenderem o conteúdo de Tecnologia da Informação para o Cargo de ANALISTA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – ESPECIALIDADE: ANALISTA CONSULTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Conteúdo

1Avisos e Notificações

Muita atenção neste módulo, pois serão postados todos os avisos e notificações geais do curso aqui.
  • Entenda a Parceria com o TECConcursos e como tudo funciona após a sua matrícula

    01:59
  • Novidades na nova plataforma 1 - Acesso aos cursos, acompanhamento dos cursos e novidades no acesso.

    13:10

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  • Conhecendo nossas Categorias de Cursos e tirando maior proveito da plataforma.

    13:33

2Governança de TI e Planejamento de TIC no setor público

Fundamentos de governança e alinhamento estratégico (valor, desempenho, riscos e recursos). ITIL v4 - princípios, cadeia de valor de serviço e práticas principais (incidente, problema, requisição, mudança, configuração, catálogo, nível de serviço, capacidade, disponibilidade, continuidade, segurança e melhoria contínua). COBIT 2019 - objetivos de governança e gestão, metas em cascata e processos. PMBOK 7ª edição - domínios de desempenho, riscos e governança de projetos. Controles internos de TI, segregação de funções, auditoria, conformidade normativa. NIST CSF 2.0 - funções e categorias para gestão de risco cibernético. Uso da TI para apoiar órgãos públicos; governança digital e transformação digital. PDTI - diagnóstico, necessidades, priorização, portfólio, planos de ação e indicadores. PETI - visão, objetivos estratégicos, mapa estratégico e metas. Políticas, normas e padrões de TIC; gestão de demandas, portfólio, programas e projetos; governança de comitês e instâncias decisórias.
  • PETIC - Material em PDF

    64 págs.
  • PETIC - 01 - Conceitos - 01 - Regular

    29:55

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  • PETIC - 02 - Conceitos - 02 - Regular

    17:17
  • PETIC - 03 - Conceitos - 03 - Regular

    16:50
  • PETIC - 04 - Diretrizes Estratégicas e Análise Estratégica

    29:25
  • PETIC - 05 - Funções, Estruturas Organizacionais e Tipos de PE

    17:53
  • PETIC - 06 - Empreendedorismo, Liderança, Inovação, Clima Organizacional

    08:28
  • PETIC - 07 - Processo de Planejamento Estratégico

    30:01
  • PETIC - 08 - Processo de PETIC e Metodologia

    13:15
  • PETIC - 09 - Integração e Alinhamento do PEI e do PETIC

    11:07
  • PETIC - 10 - Avaliação do Nível de Maturidade do Alinhamento Estratégico

    08:00
  • PETIC - 11 - Ferramentas Utilizadas - BSC

    36:15
  • PETIC - 12 - Demais Ferramentas Utilizadas

    26:51
  • ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos

    31:09
  • ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões

    29:50
  • ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor

    21:21
  • ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas

    24:31
  • Cobit 2019 - Regular - 01

    26:29

    ASSISTIR

  • Cobit 2019 - Regular - 02

    34:37
  • Cobit 2019 - Regular - 04

    23:00
  • Cobit 2019 - Regular - 03

    36:00
  • Cobit 2019 - Regular - 05

    27:35
  • Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 01

    41:26

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  • Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 02

    30:34

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  • Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 03

    25:27

    ASSISTIR

  • Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 04

    40:03
  • Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 05

    37:41
  • Auditoria de Sistemas - Regular - 01 - Introdução

    25:23
  • Auditoria de Sistemas - Regular - 02 - Controles Internos e Pontos de Controle

    28:59
  • Auditoria de Sistemas - Regular - 03 - Técnicas de Auditoria de Sistemas

    26:47
  • Auditoria de Sistemas - Regular - 04 - Auditoria de SI e Técnicas de Auditoria de SI

    30:29
  • NIST CSF - Multibancas - 01

    29:27
  • NIST CSF - Multibancas - 02

    25:21

3Arquitetura corporativa de TIC

conceitos e benefícios; sistemas de informação; ciclo de vida de software; camadas de negócio, dados, aplicações e tecnologia. Frameworks de arquitetura (TOGAF, Zachman) - Princípios e padrões de referência. Racionalização de processos e serviços; integração, interoperabilidade e governança de APIs. Modelagem de processos com BPMN. Governança de dados - Qualidade, catalogação, metadados, ciclo de vida, classificação e privacidade.
  • Sistemas de Informação - 01 - Dados, Informações e Conhecimentos em SI - Cespe

    20:20

    ASSISTIR

  • Sistemas de Informação - 02 - Definição de Sistemas de Informação - Cespe

    15:06
  • Sistemas de Informação - 03 - Classificação de Sistemas de Informação - 01 - Cespe

    28:07
  • Sistemas de Informação - 04 - Classificação de Sistemas de Informação - 02 - Cespe

    13:54
  • Sistemas de Informação - 05 - Ciclo de Vida e Etapas de um Sistema de Informação - Cespe

    13:56
  • Sistemas de Informação - 06 - Sistema de Gestão de Conteúdo - Cespe

    11:00
  • Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 01

    29:07

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  • Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 02

    26:17
  • Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 03

    34:00
  • API - 01 - Cespe/Cebraspe

    22:44
  • API - 02 - Cespe/Cebraspe

    26:32
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 1

    14:37
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 2

    31:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 3

    27:49
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 4

    44:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 5

    53:07
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 6

    21:21
  • Gestão de Processos de Negócio - Demais Áreas de Conhecimento - 7

    23:00
  • Poster BPMN - Português - 2.0

  • Poster BPMN - Inglês - 2.0

  • Gestão de Processos de Negócio - Material em PDF

    50 págs.
  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 01 - Multibancas

    29:45

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  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 02 - Multibancas

    30:50
  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 03 - Multibancas

    24:00
  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 04 - Multibancas

    29:07

4Gestão de serviços de TIC

Service desk e central de serviços; catálogo de serviços e SLAs. Gestão de capacidade, desempenho, disponibilidade (MTRS, MTBF, MTTR) e monitoramento. Observabilidade (logs, métricas e traces). Continuidade de serviços (ITSCM) integrada a BCP/DRP. Gestão de problemas e mudanças (Padrão, normal, emergencial; risco/impacto; CAB). Medição e melhoria - Métricas, dashboards, OKRs/KPIs e relatórios executivos.
  • ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos

    31:09
  • ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões

    29:50
  • ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor

    21:21
  • ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas

    24:31

5Contratações de TIC

Planejamento (ETP, especificações, Termo de Referência/Projeto Básico, critérios de julgamento). Gestão de riscos (matriz, garantias, níveis de serviço e penalidades, ABNT NBR ISO/IEC 27005). Acompanhamento e fiscalização contratual (entregas, SLAs, indicadores, aditivos e reequilíbrio). Modelos de contratação (serviços gerenciados, fábrica de software, nuvem, licenças e assinaturas). Compliance com legislação e normativos; padronização documental e registros de gestão.
  • Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 01

    30:33

    ASSISTIR

  • Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 02

    33:51
  • Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 03

    23:36
  • Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 04

    26:36
  • Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 05

    27:50
  • Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 06

    34:52
  • Características das Contratações de TI - Regular - 01

    32:22
  • Características das Contratações de TI - Regular - 02

    26:07
  • Características das Contratações de TI - Regular - 03

    28:24
  • Características das Contratações de TI - Regular - 04

    26:09
  • IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 01

    26:30
  • IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 02

    27:06
  • IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 03

    25:09
  • IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 04

    27:18
  • IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 05

    32:01
  • IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 06

    27:04
  • Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 01

    29:36
  • Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 02

    36:31
  • Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 03

    27:24
  • Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 04

    25:28

6Redes de computadores

Conceitos básicos dos protocolos TCP/IP (IPv4/IPv6), endereçamento IP, diagnóstico básico de problemas, cabeamento e equipamentos de rede, redes sem fio e noções de segurança.
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-01

    30:54
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-02

    36:39
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-03

    32:24
  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 01

    29:34
  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 02

    31:02
  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 03

    36:52
  • Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 01

    36:49
  • Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 02

    22:36
  • Redes sem fio - FGV-FCC-01

    35:43
  • Redes sem fio - FGV-FCC-02

    31:27
  • Enderecamento IP - FGV-FCC-01

    30:33
  • Enderecamento IP - FGV-FCC-02

    35:44
  • Enderecamento IP - FGV-FCC-03

    34:41

7Internet e e-mail

Conexões HTTP e HTTPS; segurança em navegação; cuidados com phishing, spam e links maliciosos;
  • Redes de Computadores - Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet - Regular - 01

    30:49
  • Redes de Computadores - Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet - Regular - 02

    33:47
  • Conceitos de Segurança da Informação - FCC

    25:00
  • Autenticação - FCC - 01

    14:44
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 01

    27:26
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 02

    35:43
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 03

    36:06

8Segurança da informação

Princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade; malwares e ferramentas de proteção (antivírus, antimalware, firewall de host); backup, políticas de segurança e plano de contingência; noções de criptografia e autenticação multifator; boas práticas de segurança; normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024 e 27002:2022.
  • Conceitos de Segurança da Informação - FCC

    25:00
  • Autenticação - FCC - 01

    14:44
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 01

    27:26
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 02

    35:43
  • Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 03

    36:06
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula01

    31:46
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula02

    29:59
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula03

    27:59
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula04

    33:12
  • Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula05

    42:04
  • Criptografia - FCC - 01

    31:03

    ASSISTIR

  • Criptografia - FCC - 02

    21:36
  • Assinatura Digital e Certificação Digital - FCC - 01

    36:17
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 01

    26:02
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 02

    30:16
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 03

    31:16
  • Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 04

    33:09

9Atendimento e suporte técnico - NÃO IREMOS TRABALHAR

Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); conceitos de Service Desk e ITIL v4; inventário e controle de ativos de TI.

10Noções de governança e gestão de TI

Noções básicas de ITIL v4 e COBIT 2019; fundamentos de gerenciamento ágil de projetos (Scrum). Modelagem de processos de negócio com BPMN.
  • ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos

    31:09
  • ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões

    29:50
  • ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor

    21:21
  • ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas

    24:31
  • Cobit 2019 - Regular - 01

    26:29

    ASSISTIR

  • Cobit 2019 - Regular - 02

    34:37
  • Cobit 2019 - Regular - 04

    23:00
  • Cobit 2019 - Regular - 03

    36:00
  • Cobit 2019 - Regular - 05

    27:35
  • Métodos Ágeis - FCC - 01

    39:45
  • Métodos Ágeis - FCC - 02

    29:55
  • Métodos Ágeis - FCC - 03

    27:09
  • Métodos Ágeis - FCC - 04

    27:50
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 1

    14:37
  • Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 2

    31:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 3

    27:49
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 4

    44:02
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 5

    53:07
  • Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 6

    21:21
  • Gestão de Processos de Negócio - Demais Áreas de Conhecimento - 7

    23:00
  • Poster BPMN - Português - 2.0

  • Poster BPMN - Inglês - 2.0

  • Gestão de Processos de Negócio - Material em PDF

    50 págs.

11Fundamentos de banco de dados

Conceitos de SGBD e arquitetura; modelagem de dados (MER, normalização); SQL ANSI básico (DDL/DML); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados.
  • Banco de Dados - 01 - Conceitos de BD e SGBD - 01 - FCC

    27:21

    ASSISTIR

  • Banco de Dados - 02 - Conceitos de BD e SGBD - 02 - FCC

    18:19
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 01 - FCC

    28:15
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 02 - FCC

    31:50
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 03 - FCC

    35:30
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 04 - FCC

    36:12
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 05 - FCC

    29:22
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 06 - FCC

    31:34
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 07 - FCC

    34:26
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 08 - FCC

    25:50
  • Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 09 - FCC

    31:24
  • SQL - 01 - FCC

    28:18
  • SQL - 02 - FCC

    39:26
  • SQL - 03 - FCC

    34:54
  • SQL - 04 - FCC

    34:39
  • SQL - 05 - FCC

    41:13
  • Gestão de Banco de Dados - Cespe - 01

    35:27
  • Gestão de Banco de Dados - Cespe - 02

    25:16
  • Gestão de Banco de Dados - Cespe - 03

    24:46

12Computação em nuvem

Conceitos básicos de computação em nuvem; modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS); tipos de nuvem (pública, privada e híbrida); noções de segurança em nuvem.
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula01

    29:42
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula02

    25:45
  • CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula03

    32:37

13Comunicação técnica – NÃO IREMOS TRABALHAR

Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários.

14Inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de software

Conceitos, aplicações e limitações; modelos de linguagem (LLM), agentes inteligentes, frameworks e uso de IA em ciclo de vida e manutenção de software.
  • Aula 00 - Introdução à Inteligência Artificial.

    36:43

    ASSISTIR

  • Introdução - Questões - 2023-2024

    21:50
  • Tópicos de IA - Aula 01 - IA Generativa Parte 01

    27:30
  • Tópicos de IA - Aula 02 - IA Generativa Parte 02

    35:20
  • Tópicos de IA - Aula 03 - MLOps

    29:08
  • Tópicos de IA - Aula 04 - Ética na IA

    31:55

15Legislação

Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), SEIG (Lei nº 12.985/2006), Contratações (Lei nº 14.133/2021).
  • LGPD - Lei 13.853/2019 - PDF

    70 págs.
  • LGPD-Regular-01

    34:00

    ASSISTIR

  • LGPD-Regular-02

    31:15
  • LGPD-Regular-03

    31:57
  • LGPD-Regular-04

    31:21
  • LGPD-Regular-05

    31:26
  • LGPD-Regular-06

    28:37
  • LGPD-Regular-07

    34:17
  • LGPD-Regular-08

    28:45
  • LGPD-Regular-09

    32:01
  • LGPD-Regular-10

    30:52
  • LGPD-Regular-11

  • LGPD-Regular-12

    31:26
  • LGPD-Regular-13

    36:56
  • LGPD-Regular-14

    36:53
  • LGPD-Regular-15

    26:40
  • LGPD-Regular-16

    35:59
  • Política Nacional de Inovação - Multibancas - 01

    25:30

Professores(as)

Gabriel Pacheco

Gabriel Pacheco

Professor e Facilitador de Treinamentos

Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach de Concursos e Provas.
Professor Rogerão Araújo

Professor Rogerão Araújo

Professor

Professor de Desenvolvimento de Sistemas.
Erion Dias Monteiro

Erion Dias Monteiro

Servidor

Servidor Público Federal, Especilista em Segurança da Informação e Proteção de Dados, professor do Senac-DF, Bacharel em Sistemas de Informação com especializaç
Bruno Guilhen

Bruno Guilhen

professor

Professor de Redes, auditoria e segurança, arquitetura de computadores e sistemas operacionais. Atuando com cursos de TI para concursos desde 2004.
Sergio Sierro Leal

Sergio Sierro Leal

Servidor Público Federal

Pós-Graduado pela UFG e FACNET. Servidor Público Federal pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), lotado em Brasília.
Vitor Kessler

Vitor Kessler

Auditor

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União CGU, trabalhando com auditoria de TI e cruzamento de bases de dados.
LEANDRO MARTINS

LEANDRO MARTINS

Leandro Martins, Professor de TI, Engenheiro de Redes de Comunicação e Auditor Federal especialista em TI da CGU.
Júlio César Leitão

Júlio César Leitão

Servidor Público Federal, graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Governança de TI. Experiência como Programador e Gestão de Projetos Ágeis.
Gunter Ribeiro Amorim

Gunter Ribeiro Amorim

Sou DEV, trabalho como Analista do Ministério Público da União (MPU) há 10 anos, cargo que acumulo com o de Professor na UnDF onde fui aprovado em 1º lugar
Fabio Sell Rosar

Fabio Sell Rosar

Professor

Fui concurseiro por 2 anos, hoje sou servidor público federal na área de tecnologia da informação e professor de informática para concursos.

FAQ

Atendimento ao aluno Faleconosco. Onde tiro as minhas dúvidas técnicas e resolvo os problemas gerais na plataforma?

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Você poderá encaminhar a sua dúvida ou problema diretamente para o e-mail faleconosco@professorgabrielpacheco.com.br que a nossa equipe estará de prontidão das 09h às 18h em dias úteis para te responder, comumente te atendemos em um prazo máximo de 1 dia útil. Ah, insira todas as informações necessárias no e-mail para podermos te atender da melhor forma possível e resolver o seu problema o mais rápido possível (nome de usuário na plataforma, e-mail de acesso, curso de referência, enfim, tudo que precisar). Observação: caso a sua dúvida seja referente a algum conteúdo ministrado por nossos professores de um dos nossos cursos, poste a dúvida diretamente na respectiva aula no campo "Comentários/Dúvidas" encontrado logo abaixo da aula em vídeo ou da aula em PDF, pois este atendimento é exclusivo dos nossos alunos matriculados e fica muito melhor para o professor entender a sua dúvida e dar o direcionamento adequado ao seu caso.

Tenho uma dúvida sobre a aula, onde postar?

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As dúvidas poderão e deverão ser postadas diretamente na opção "Comentários/Dúvidas?", encontrada abaixo de cada videoaula ou aula em PDF, logo, role a tela um pouco para baixo e digite de forma assertiva e objetiva a sua dúvida, citando inclusive o momento onde a dúvida surgiu na respectiva aula. Isso é bacana, pois vai alimentar o banco de dúvidas e de respostas da respectiva aula.

Durante quanto tempo eu posso assistir às aulas do curso?

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Todos os nossos curso possuem um período de acesso liberado (irrestrito para assistir quantas vezes quiser) pelo período de 1 ano, sendo este renovado, conforme desejo do próprio aluno e mediante pagamento de uma taxa simbólica no término do respectivo período.

Quais as formas de pagamento aceitas no site?

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Aceitamos Cartão de Crédito, PIX e Boleto Bancário. Não trabalhamos com transferência, pois tal modo de pagamento gera um trabalho mecânico desnecessário e sem controle aqui para nós, ok?

Posso baixar as videoaulas para o meu computador?

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Não, você poderá baixar nossos materiais de apoio de uma forma geral (slides, artigos, textos, materiais em PDF), mas as videoaulas não, em contrapartida, adotamos a política do aluno poder assistir às aulas quantas vezes quiser no período de um ano. Outro ponto, suas videoaulas são identificadas pelo seu número de CPF como medida de segurança e respeito a você que é o nosso aluno.

Fiz minha matrícula, em quanto tempo o curso estará na área do aluno?

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O curso estará disponível na área do aluno assim que o pagamento for confimardo pelo Gateway de pagamento, caso seja feito via Cartão de Crédito, poderá ser liberado quase que imediatamente, caso seja feito via boleto, dependerá da compensação bancária, o que poderá levar até um dia útil após o pagamento. Via PIX, quase que imediatamente também. No entanto, observe que possuímos alguns cursos de Discursivas e de Mentoria que possuem data de início e fim, isso não vai impedir que continue acessando as aulas realizadas no período de um ano após a sua matrícula, mas sim que o cronograma do curso para a realização das tarefas e entregas seja dentro do que foi publicado no respectivo curso.

Onde faço o download dos Slides e do material em PDF?

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Tais conteúdos são sempre colocados para donwload logo abaixo da primeira videoaula ou aula em PDF que trata do respectivo assunto/módulo no espaço chamado "Download". Role a tela para baixo até chegar nele, se não o encontrar onde deveria estar, nos avise, pode ser que na hora do registro da aula ele não tenha sido vinculado à respectiva aula.

Posso compartilhar o meu curso com outra pessoa?

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O acesso aos respectivos cursos e assinaturas no nosso site são de direito exclusivo do aluno matriculado, sendo permanentemente vetada a distribuição do seu logi para outros alunos. Como temos meios de rastrear o local de onde os acessos estão sendo realizados, bem como a frequencia de acessos diários e temporais, também teremos como constatar que tal prática está sendo realizada e o seu acesso será bloqueado imediatamente. Lembrando que a distribuição de aulas e conteúdos não autorizada pelo respectivo autor incorre em crime contra a lei de direitos autorais e poderá impedir que o Senhor tome posse no seu Concurso Público.

Em quais formatos os Slides são disponibilizados?

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Os Slides são disponibilizados em tamanho A4 (final do arquivo escrito Slides) e em folhetos, sendo 3 slides por página em uma coluna e linhas para anotações em outra, possibilitando assim ao aluno que faça suas anotações com base naquilo que ele precisa.

Acesso por 1 ano

Estude quando e onde quiser

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  • 80 horas de carga horária
  • 59 alunos
  • 191 aulas
  • 15 módulos de conteúdo
  • Última atualização 25/10/2025
  • 106 arquivos para download
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