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Concurso: CNU/CPU-PE (Concurso Público Unificado - Pernambuco) 2025
Cargo: CNU/CPU - PE - ANALISTA CONSULTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Banca: FCC
Disciplina: Tecnologia da Informação
Professores: Equipe de Professores Gabriel Pacheco
Parcerias: Neste curso nós teremos as seguintes parcerias garantidas para os alunos efetivamente matriculados e somente para os alunos efetivamente matriculados:
Observações:
MÓDULOS
Governança de TI: Fundamentos de governança e alinhamento estratégico (valor, desempenho, riscos e recursos). ITIL v4 - princípios, cadeia de valor de serviço e práticas principais (incidente, problema, requisição, mudança, configuração, catálogo, nível de serviço, capacidade, disponibilidade, continuidade, segurança e melhoria contínua). COBIT 2019 - objetivos de governança e gestão, metas em cascata e processos. PMBOK 7ª edição - domínios de desempenho, riscos e governança de projetos. Controles internos de TI, segregação de funções, auditoria, conformidade normativa. NIST CSF 2.0 - funções e categorias para gestão de risco cibernético.
Uso da TI para apoiar órgãos públicos; governança digital e transformação digital. PDTI - diagnóstico, necessidades, priorização, portfólio, planos de ação e indicadores. PETI - visão, objetivos estratégicos, mapa estratégico e metas. Políticas, normas e padrões de TIC; gestão de demandas, portfólio, programas e projetos; governança de comitês e instâncias decisórias.
Arquitetura corporativa de TIC: conceitos e benefícios; sistemas de informação; ciclo de vida de software; camadas de negócio, dados, aplicações e tecnologia. Racionalização de processos e serviços; integração, interoperabilidade e governança de APIs. Modelagem de processos com BPMN. Governança de dados - Qualidade, catalogação, metadados, ciclo de vida, classificação e privacidade.
Gestão de serviços de TIC: Service desk e central de serviços; catálogo de serviços e SLAs. Gestão de capacidade, desempenho, disponibilidade (MTRS, MTBF, MTTR) e monitoramento. Observabilidade (logs, métricas e traces). Continuidade de serviços (ITSCM) integrada a BCP/DRP. Gestão de problemas e mudanças (Padrão, normal, emergencial; risco/impacto; CAB).
Contratações de TIC: Planejamento (ETP, especificações, Termo de Referência/Projeto Básico, critérios de julgamento). Gestão de riscos (matriz, garantias, níveis de serviço e penalidades, ABNT NBR ISO/IEC 27005). Acompanhamento e fiscalização contratual (entregas, SLAs, indicadores, aditivos e reequilíbrio). Modelos de contratação (serviços gerenciados, fábrica de software, nuvem, licenças e assinaturas). Compliance com legislação e normativos; padronização documental e registros de gestão.
Redes de computadores: Conceitos básicos dos protocolos TCP/IP (IPv4/IPv6), endereçamento IP, diagnóstico básico de problemas, cabeamento e equipamentos de rede, redes sem fio e noções de segurança.
Internet e e-mail: Conexões HTTP e HTTPS; segurança em navegação; cuidados com phishing, spam e links maliciosos;
Segurança da informação: Princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade; malwares e ferramentas de proteção (antivírus, antimalware, firewall de host); backup, políticas de segurança e plano de contingência; noções de criptografia e autenticação multifator; boas práticas de segurança; normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024 e 27002:2022.
Atendimento e suporte técnico – NÃO IREMOS TRABALHAR: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); conceitos de Service Desk e ITIL v4; inventário e controle de ativos de TI.
Noções de governança e gestão de TI: Noções básicas de ITIL v4 e COBIT 2019; fundamentos de gerenciamento ágil de projetos (Scrum). Modelagem de processos de negócio com BPMN.
Fundamentos de banco de dados: Conceitos de SGBD e arquitetura; modelagem de dados (MER, normalização); SQL ANSI básico (DDL/DML); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados.
Computação em nuvem: Conceitos básicos de computação em nuvem; modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS); tipos de nuvem (pública, privada e híbrida); noções de segurança em nuvem.
Comunicação técnica – NÃO IREMOS TRABALHAR: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários.
Inteligência artificial: Conceitos, aplicações e limitações; Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM); Agentes Inteligentes.
Legislação: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004),
Os tópicos abaixo não serão trabalhados neste curso.
SEIG (Lei nº 12.985/2006), Contratações (Lei nº 14.133/2021). Gestão orçamentária e financeira de TI (planejamento, execução, TCO/ROI e investimentos). Gestão de riscos, mudanças organizacionais, comunicação e engajamento de stakeholders. FinOps e governança de nuvem.
Frameworks de arquitetura (TOGAF, Zachman) - Princípios e padrões de referência.
Medição e melhoria - Métricas, dashboards, OKRs/KPIs e relatórios executivos.
Concurseiros que sabem da necessidade de aprenderem o conteúdo de Tecnologia da Informação para o Cargo de ANALISTA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – ESPECIALIDADE: ANALISTA CONSULTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
1Avisos e Notificações
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01:59Novidades na nova plataforma 1 - Acesso aos cursos, acompanhamento dos cursos e novidades no acesso.
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13:332Governança de TI e Planejamento de TIC no setor público
PETIC - Material em PDF
64 págs.PETIC - 01 - Conceitos - 01 - Regular
29:55PETIC - 02 - Conceitos - 02 - Regular
17:17PETIC - 03 - Conceitos - 03 - Regular
16:50PETIC - 04 - Diretrizes Estratégicas e Análise Estratégica
29:25PETIC - 05 - Funções, Estruturas Organizacionais e Tipos de PE
17:53PETIC - 06 - Empreendedorismo, Liderança, Inovação, Clima Organizacional
08:28PETIC - 07 - Processo de Planejamento Estratégico
30:01PETIC - 08 - Processo de PETIC e Metodologia
13:15PETIC - 09 - Integração e Alinhamento do PEI e do PETIC
11:07PETIC - 10 - Avaliação do Nível de Maturidade do Alinhamento Estratégico
08:00PETIC - 11 - Ferramentas Utilizadas - BSC
36:15PETIC - 12 - Demais Ferramentas Utilizadas
26:51ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos
31:09ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões
29:50ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor
21:21ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas
24:31Cobit 2019 - Regular - 01
26:29Cobit 2019 - Regular - 02
34:37Cobit 2019 - Regular - 04
23:00Cobit 2019 - Regular - 03
36:00Cobit 2019 - Regular - 05
27:35Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 01
41:26Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 02
30:34Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 03
25:27Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 04
40:03Gestão de Projetos - 01- PMBok 7ª Edição - Regular - Padrão de Gerenciamento de Projetos - 05
37:41Auditoria de Sistemas - Regular - 01 - Introdução
25:23Auditoria de Sistemas - Regular - 02 - Controles Internos e Pontos de Controle
28:59Auditoria de Sistemas - Regular - 03 - Técnicas de Auditoria de Sistemas
26:47Auditoria de Sistemas - Regular - 04 - Auditoria de SI e Técnicas de Auditoria de SI
30:29NIST CSF - Multibancas - 01
29:27NIST CSF - Multibancas - 02
25:213Arquitetura corporativa de TIC
Sistemas de Informação - 01 - Dados, Informações e Conhecimentos em SI - Cespe
20:20Sistemas de Informação - 02 - Definição de Sistemas de Informação - Cespe
15:06Sistemas de Informação - 03 - Classificação de Sistemas de Informação - 01 - Cespe
28:07Sistemas de Informação - 04 - Classificação de Sistemas de Informação - 02 - Cespe
13:54Sistemas de Informação - 05 - Ciclo de Vida e Etapas de um Sistema de Informação - Cespe
13:56Sistemas de Informação - 06 - Sistema de Gestão de Conteúdo - Cespe
11:00Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 01
29:07Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 02
26:17Ciclo de Vida e Processos de Software - FCC - 03
34:00API - 01 - Cespe/Cebraspe
22:44API - 02 - Cespe/Cebraspe
26:32Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 1
14:37Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 2
31:02Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 3
27:49Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 4
44:02Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 5
53:07Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 6
21:21Gestão de Processos de Negócio - Demais Áreas de Conhecimento - 7
23:00Poster BPMN - Português - 2.0
Poster BPMN - Inglês - 2.0
Gestão de Processos de Negócio - Material em PDF
50 págs.Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 01 - Multibancas
29:45Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 02 - Multibancas
30:50Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 03 - Multibancas
24:00Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 04 - Multibancas
29:074Gestão de serviços de TIC
ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos
31:09ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões
29:50ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor
21:21ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas
24:315Contratações de TIC
Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 01
30:33Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 02
33:51Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 03
23:36Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 04
26:36Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 05
27:50Legislação Aplicável às Contratações de TI - Regular - 06
34:52Características das Contratações de TI - Regular - 01
32:22Características das Contratações de TI - Regular - 02
26:07Características das Contratações de TI - Regular - 03
28:24Características das Contratações de TI - Regular - 04
26:09IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 01
26:30IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 02
27:06IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 03
25:09IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 04
27:18IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 05
32:01IN 01-2019 e o Processo de Contratação - Regular - 06
27:04Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 01
29:36Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 02
36:31Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 03
27:24Gestão de Riscos e 27.005 - FCC - 04
25:286Redes de computadores
Redes-Revisão Geral-Multibancas-01
30:54Redes-Revisão Geral-Multibancas-02
36:39Redes-Revisão Geral-Multibancas-03
32:24Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 01
29:34Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 02
31:02Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 03
36:52Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 01
36:49Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 02
22:36Redes sem fio - FGV-FCC-01
35:43Redes sem fio - FGV-FCC-02
31:27Enderecamento IP - FGV-FCC-01
30:33Enderecamento IP - FGV-FCC-02
35:44Enderecamento IP - FGV-FCC-03
34:417Internet e e-mail
Redes de Computadores - Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet - Regular - 01
30:49Redes de Computadores - Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet - Regular - 02
33:47Conceitos de Segurança da Informação - FCC
25:00Autenticação - FCC - 01
14:44Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 01
27:26Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 02
35:43Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 03
36:068Segurança da informação
Conceitos de Segurança da Informação - FCC
25:00Autenticação - FCC - 01
14:44Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 01
27:26Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 02
35:43Ataques, Malwares, Vírus, Worms - FCC - 03
36:06Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula01
31:46Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula02
29:59Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula03
27:59Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula04
33:12Ferramentas e Dispositivos de Segurança_FCC_Aula05
42:04Criptografia - FCC - 01
31:03Criptografia - FCC - 02
21:36Assinatura Digital e Certificação Digital - FCC - 01
36:17Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 01
26:02Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 02
30:16Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 03
31:16Sistema de Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 - FCC - 04
33:099Atendimento e suporte técnico - NÃO IREMOS TRABALHAR
10Noções de governança e gestão de TI
ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos
31:09ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões
29:50ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor
21:21ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas
24:31Cobit 2019 - Regular - 01
26:29Cobit 2019 - Regular - 02
34:37Cobit 2019 - Regular - 04
23:00Cobit 2019 - Regular - 03
36:00Cobit 2019 - Regular - 05
27:35Métodos Ágeis - FCC - 01
39:45Métodos Ágeis - FCC - 02
29:55Métodos Ágeis - FCC - 03
27:09Métodos Ágeis - FCC - 04
27:50Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 1
14:37Gestão de Processos de Negócio ? Conceitos - 2
31:02Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 3
27:49Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 4
44:02Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 5
53:07Gestão de Processos de Negócio - Modelagem de Processos - 6
21:21Gestão de Processos de Negócio - Demais Áreas de Conhecimento - 7
23:00Poster BPMN - Português - 2.0
Poster BPMN - Inglês - 2.0
Gestão de Processos de Negócio - Material em PDF
50 págs.11Fundamentos de banco de dados
Banco de Dados - 01 - Conceitos de BD e SGBD - 01 - FCC
27:21Banco de Dados - 02 - Conceitos de BD e SGBD - 02 - FCC
18:19Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 01 - FCC
28:15Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 02 - FCC
31:50Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 03 - FCC
35:30Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 04 - FCC
36:12Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 05 - FCC
29:22Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 06 - FCC
31:34Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 07 - FCC
34:26Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 08 - FCC
25:50Modelagem de Dados e Modelo Relacional - 09 - FCC
31:24SQL - 01 - FCC
28:18SQL - 02 - FCC
39:26SQL - 03 - FCC
34:54SQL - 04 - FCC
34:39SQL - 05 - FCC
41:13Gestão de Banco de Dados - Cespe - 01
35:27Gestão de Banco de Dados - Cespe - 02
25:16Gestão de Banco de Dados - Cespe - 03
24:4612Computação em nuvem
CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula01
29:42CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula02
25:45CloudComputing_RetaFinal_MULTIBANCAS_Aula03
32:3713Comunicação técnica – NÃO IREMOS TRABALHAR
14Inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de software
Aula 00 - Introdução à Inteligência Artificial.
36:43Introdução - Questões - 2023-2024
21:50Tópicos de IA - Aula 01 - IA Generativa Parte 01
27:30Tópicos de IA - Aula 02 - IA Generativa Parte 02
35:20Tópicos de IA - Aula 03 - MLOps
29:08Tópicos de IA - Aula 04 - Ética na IA
31:5515Legislação
LGPD - Lei 13.853/2019 - PDF
70 págs.LGPD-Regular-01
34:00LGPD-Regular-02
31:15LGPD-Regular-03
31:57LGPD-Regular-04
31:21LGPD-Regular-05
31:26LGPD-Regular-06
28:37LGPD-Regular-07
34:17LGPD-Regular-08
28:45LGPD-Regular-09
32:01LGPD-Regular-10
30:52LGPD-Regular-11
LGPD-Regular-12
31:26LGPD-Regular-13
36:56LGPD-Regular-14
36:53LGPD-Regular-15
26:40LGPD-Regular-16
35:59Política Nacional de Inovação - Multibancas - 01
25:30Atendimento ao aluno Faleconosco. Onde tiro as minhas dúvidas técnicas e resolvo os problemas gerais na plataforma?
Tenho uma dúvida sobre a aula, onde postar?
Durante quanto tempo eu posso assistir às aulas do curso?
Quais as formas de pagamento aceitas no site?
Posso baixar as videoaulas para o meu computador?
Fiz minha matrícula, em quanto tempo o curso estará na área do aluno?
Onde faço o download dos Slides e do material em PDF?
Posso compartilhar o meu curso com outra pessoa?
Em quais formatos os Slides são disponibilizados?
Acesso por 1 ano
Estude quando e onde quiser
Materiais para download
12x R$ 33,33
R$ 400,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Professor Gabriel Pacheco. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
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