Oferta por tempo limitado!

Câmara dos Deputados - Informática Legislativa - Conhecimentos Específicos - Reta Final

Tudo o que você precisa para gabaritar o Conteúdo Específico do Tecnologia da Informação para o Cargo de Informática Legislativa da Câmara dos Deputados.
Mapeamentos/Reta Final - Revisões, Questões Comentadas Focadas no Edital
  • 145 horas de carga horária
  • 93 alunos
  • 230 aulas
  • 10 módulos de conteúdo
  • Última atualização 05/01/2024
  • 161 arquivos para download

12x R$ 60,42

R$ 725,00 à vista

Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso

Curso com o conteúdo mais completo, assertivo e descritivo do mercado para gabaritar o Conteúdo Específico de Informática Legislativa da Câmara dos Deputados de 2023.

Estude com uma metodologia didática única e inovadora focada em revisões completas e na resolução integral e detalhada de questões da banca FGV.

Estude com quem realmente entende, conhece do assunto e sabe ensinar.

Valor promocional de lançamento com 30% de desconto até dia 11/09/2023.


Concurso: Câmara dos Deputados-2023.

Cargo: Informática Legislativa

Banca: FGV.

Disciplina: Tecnologia da Informação/Conhecimentos Específicos.

Professores: Gabriel Pacheco, Bruno Guilhen, Rogérão Araujo, Vitor Kessler, Sérgio Sierro.

Atualizado conforme edital de retificação publicado em 03/10/2023 https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/concursos/cdep-edital-5-retificacao-do-edital-1-contador-informatica-legislativa-e-tecnico-em-material-e-patrimonio-final-1.pdf 

Parcerias: Neste curso nós teremos as seguintes parcerias garantidas para os alunos efetivamente matriculados e somente para os alunos efetivamente matriculados:

  • 20% de desconto nas assinaturas dos Planos Avançado e Padrão do site www.tecconcursos.com.br (todo o procedimento de cadastro e registro será detalhado em vídeo específico, não precisa enviar e-mail ou mensagens no momento da sua matrícula para nossa central ou para o Tec Concursos, apenas seguir os passos que serão detalhados no respectivo vídeo).
  • 30% de desconto nos cursos do site do Professor André Fantoni https://hub.la/professorfantoni  

Observações: 

  • Diversas aulas serão disponibilizadas de forma gratuita para que o aluno conheça o curso e a didática do professor (observe as aulas que estiverem com a escrita "Assistir" dentro de cada módulo).
  • Nossa abordagem didática constará da apresentação do respectivo conteúdo em formato de revisões completas de cada tópico do edital seguidas da resolução de mais de 900 questões super atualizadas da Banca FGV complementadas por questões didáticas e necessárias de outras bancas, quando o assunto não tiver cobertura específica da Banca, para que o aluno não fique sem estudar o respectivo tópico. Trabalharemos com a divulgação tempestiva de conteúdos adicionais no decorrer do período do curso, como venho fazendo em todos as minhas turmas.
  • Verifique as aulas que já estão disponíveis e as datas máximas de divulgação das aulas restantes na frente do nome do respectivo módulo.
  • Verifique abaixo a distribuição do nosso conteúdo e o que não será trabalhado neste curso.
  • Observe a estruturação dos módulos abaixo, pois estão dispostos de uma forma bem mais didática do que no seu edital.

Módulos

 

ARQUITETURA DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

1 Domínio dos padrões arquiteturais de modo a projetar soluções estratégicas de TI com os recursos disponíveis: Design Patterns. Padrões de Projeto (GoF, de criação, estruturais, comportamentais). Domínio dos padrões GRASP (controller, expert).

Arquiteturas em camadas, baseada em serviços, microsserviços, orientação a eventos, cliente-servidor, serverless. Programação assíncrona. Ferramentas de integração assíncrona. Programação multithread. Protocolos HTTP/2, gRPC e WebSockets. frameworks (Bootstrap, VueJS 3.x, Angular e React).

5 Fundamentos de Sistemas de Mensageria: Mensageria. Ferramentas RabbitMQ Kafka, ActiveMQ, e WebSphereMQ.

6 Fundamentos de monitoramento de aplicações e análise de desempenho: Análise de logs e conhecimento de aplicações como logStash, Kibana para análise e tomada de decisões quanto a desempenho.

7 Domínio de uso de ambientes com sistemas em containers: Containers. Engine (Docker). Orquestração (Kubernetes).

8 Experiência do usuário e acessibilidade digital. Práticas de UX e UI design. Arquitetura da informação. Padrão WCAG 2.1. HTML semântico.

 

DESENVOLVIMENTO

2 Domínio no desenvolvimento de front-end, back-end e full stack:

Linguagens de programação: Java, JavaScript. Tecnologias e práticas front-end web: HTML, CSS, Ajax,

Tecnologias e frameworks backend: Hibernate, SpringBoot, SpringMVC, Especificação: JVM. Tecnologia de desenvolvimento móvel: Android (Kotlin), IOS (Swift), 3. Soluções propostas integradas por meio de serviços aos sistemas existentes: Web services. Python.

 

TESTES DE SOFTWARE

3 Fundamentos de Modelagem, implementação e automação de testes: Controles e testes de segurança para aplicações web. Controles e testes de segurança para Web Services. Testes de software: Testes unitários, Testes de Integração, TDD, BDD.

 

BANCO DE DADOS

6 Banco de Dados. Conhecimentos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados SGBDs SQL e NOSQL. (SGBD) relacionais Oracle Database Server, Microsoft SQL Server e PostgreSQL. Instalação e configuração. Administração (infraestrutura e aplicação). Backup e recuperação. Ajuste de desempenho de banco de dados. Bancos de dados NoSQL. e Banco de Dados SQLite Modelagens de dados.

SQL (Procedural Language / Structured Query Language). Linguagem SQL e linguagem de programação para banco de dados. Ajuste de desempenho de aplicação. Ajuste de desempenho de comandos de SQL. Tolerância a falhas e continuidade de operação. Auditoria de banco de dados. Configuração de auditoria de dados. Produção de relatórios de auditoria.

 

CIÊNCIA DE DADOS

Data warehouse. Data lake. Data mart. Data staging area. Data mining. Big data. ETL. MOLAP. ROLAP. HOLAP. Análise exploratória de dados.

9 Ciência de Dados. 9.1 Gestão e Análise de Dados.

Painéis de dados.

Governança de Dados.

9.2 Inteligência Artificial. Aprendizado de máquina. Deep learning. Treinamento de modelos de Inteligência Artificial. Processamento de linguagem natural. Transfer Learning.


ARQUITETURA DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

1 Fundamentos. Operação e administração de sistemas operacionais Microsoft Windows Server

Python, (em Desenvolvimento de Software)

Arquitetura de computadores servidores. 2 Automação de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. Conceitos de infraestrutura como código e automação de infraestrutura de TI. Administração e gerenciamento de ambientes de virtualização VMWare e KVM/PROXMOX.

3 Storage e Backup. Administração e operação de serviços de arquivamento. Implantação e administração de soluções de proteção e de recuperação de dados contra-ataques cibernéticos. Implantação e administração de serviços de nuvem e multicamada.

 

REDES DE COMPUTADORES

4 Rede de Computadores. Arquitetura TCP/IP: protocolos, segmentação e endereçamento. Conceitos dos protocolos de roteamento estático, OSPF e BGP; Redes LAN, VLAN, MAN, WAN e sem fio (wireless). Frequências licenciadas e propagação de sinais padrão 802.11. Atenuação, interferência e degradação de sinais no padrão 802.11. Qualidade de Serviço (QoS), serviços diferenciados e serviços integrados. Aplicações de voz e imagem em movimento (vídeo) sobre redes. Conhecimentos de Multicast, IGMP, PIM-SM. Conceitos de Software Defined Networks (SDN). Autenticação 802.1x.

Conhecimento dos padrões e normas NBR 14565 e ISO/IEC 11801 (cabeamento estruturado rede interna - predial), NBR 16665 e ISO/IEC 24764 (data centers) e EIA/TIA 568A e 568B (conectorização UTP).

Serviços de Rede Microsoft Windows Server: DNS, DHCP, Radius, Autenticação, Certificados, Active Directory (AD).

5 Infraestrutura de Aplicações. Arquitetura de sistemas web: protocolo HTTP, SSL, servidores proxy, cache, DNS, balanceamento de carga, tolerância a falhas e escalabilidade em sistemas web.

Alta Disponibilidade, Clusterização e Escalabilidade de servidores e serviços. Balanceamento de Carga. Proxy Reverso. Proxy cache. HAproxy. Nginx. Plataforma e Infraestrutura como Serviço (SaaS, PaaS, IaaS).

Princípios e práticas de DevOps e DevSecOps, englobando integração e entrega contínuas (CI/CD). Gerência de configuração de software: Git, multirepos e monorepos, Gitflow.

7 Monitoramento de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. Simple Network Management Protocol (SNMP) v2 e v3. Protocolos de monitoramento de sistemas e ativos de rede. Observabilidade. Coleta e análise de logs e métricas. Monitorar e analisar o desempenho de sistemas em produção por meio do uso de ferramentas de monitoramento e logging, como o Nagios, Prometheus, Grafana, Elasticsearch, Kibana, Application Performance Monitoring (APM), entre outras.

 

SEGURANÇA CIBERNÉTICA E DA INFORMAÇÃO

Principais tipos de ataques e vulnerabilidades.

1 Sistemas de criptografia simétrica e assimétrica. Certificação e assinatura digital.

1.1 Protocolos de autenticação Windows NT LAN Manager (NTLM) e Kerberos. 1.3. Infraestrutura de chaves públicas UIT-T X.509. ICP-Brasil. Assinatura e certificação digital (ICP-Brasil).

4 Fundamentos de autenticação Oauth e segurança de código: Conceitos de gestão de identidades e acesso; autenticação e autorização, Single Sign-On (SSO); OAuth2. Privacidade e segurança por padrão. Criptografia e proteção de dados em trânsito e em repouso. SSL, mTLS. 8 Gestão de identidades e acesso; autenticação e autorização, Single Sign-On (SSO); Security Assertion Markup Language (SAML), OAuth2 e OpenId Connect. 9 Múltiplos Fatores de Autenticação (MFA). Conceitos e ferramentas de Blue Team e Red Team. Gestão de segredos. Conceito de zero-trust security.

Soluções para Segurança da Informação: Firewall, Intrusion Detection System (IDS), Intrusion Prevention System (IPS), Security Information and Event Management (SIEM), Proxy, Identity Access Management (IAM), Privileged Access Management (PAM), Antivírus, Antispam.

1.2 Protocolos da criptografia Secure Sockets Layer (SSL) e Transport Layer Security (TLS). (em Arquitetura e Sistemas da Informação)

1.3 Protocolos da camada de aplicação, como Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Hypertext Transfer Protocol (HTTP), Hypertext Transfer Protocol (HTTPS), SSL/TLS, Lightweight Directory Access Protocol (LDAP), Network File System (NFS), Server Message Block (SMB). (em Redes de Computadores)

2 Estruturas de gestão de riscos, como NIST (National Institute of Standards and Technology) RMF (Risk Management Framework).

3 Sistema de gestão de segurança da informação, nos termos da ISO/IEC 27001:2013 da ISO/IEC 27002:2013

Controles de segurança como os do CIS (Center for Internet Security), e do NIST SP (Special Publication) 800-53.

4 Gerenciamento de Riscos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de acordo com a norma ISO/IEC 27005:2019.

6 Frameworks de segurança da informação e segurança cibernética, como MITRE ATT&CK, Cyber Security Body Of Knowledge (CyBOK) e NIST Cybersecurity Framework.

7 Gestão de incidentes de segurança, nos termos do NIST SP 800-61 e do SANS Incident Handler’s Handbook.

Boas práticas da Open Worldwide Application Security Project (OWASP). Técnicas de desenvolvimento seguro.

10 Gestão de continuidade de negócio. 11 Privacidade e segurança por padrão.

 

 

Não iremos trabalhar neste curso

 

Arquitetura hexagonal.

Anti-padrões arquiteturais.

Padrões de front-end: SPA e PWA.

NodeJS.

Ionic.

RESTful e GraphQL.

Microsserviços (orquestração de serviços e API gateway). Padrões de microsserviços (SAGA e CQRS).

Transações distribuídas.

Frameworks (JUnit 5, Mockito, Selenium, Jest, Cucumber, Karate DSL).

Programação em linguagens de script: shell script (bash),

Windows Power Shell,

Ruby.

Ferramentas de gerenciamento de configuração, aprovisionamento, orquestração e automação: Puppet, Jenkins, Ansible.

Docker, Kubernetes: boas práticas para infraestrutura de containers. Orquestração de containers.

5 Avaliação de segurança em produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de acordo com a norma ISO/IEC 15408.

 

Público alvo

Alunos que estão estudando para a Câmara dos Deputados e querem realmente ir para a prova preparados de verdade.

1 ano

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.

Conteúdo

1Entenda as Parcerias

Aqui serão postados vídeos explicativos sobre cada uma das nossas parcerias e como tudo funciona.
  • Entenda a Parceria com o TECConcursos e como tudo funciona após a sua matrícula

    01:59

2Avisos.

  • Novidades na nova plataforma 1 - Acesso aos cursos, acompanhamento dos cursos e novidades no acesso.

    13:10

    ASSISTIR

  • Conhecendo nossas Categorias de Cursos e tirando maior proveito da plataforma.

    13:33

3ARQUITETURA DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO - 30/09/2023

1 Domínio dos padrões arquiteturais de modo a projetar soluções estratégicas de TI com os recursos disponíveis: Design Patterns. Padrões de Projeto (GoF, de criação, estruturais, comportamentais). Domínio dos padrões GRASP (controller, expert). Arquiteturas em camadas, baseada em serviços, microsserviços, orientação a eventos, cliente-servidor, serverless. Programação assíncrona. Ferramentas de integração assíncrona. Programação multithread. Protocolos HTTP/2, gRPC e WebSockets. frameworks (Bootstrap, VueJS 3.x, Angular e React). 5 Fundamentos de Sistemas de Mensageria: Mensageria. Ferramentas RabbitMQ Kafka, ActiveMQ, e WebSphereMQ. 6 Fundamentos de monitoramento de aplicações e análise de desempenho: Análise de logs e conhecimento de aplicações como logStash, Kibana para análise e tomada de decisões quanto a desempenho. 7 Domínio de uso de ambientes com sistemas em containers: Containers. Engine (Docker). Orquestração (Kubernetes). 8 Experiência do usuário e acessibilidade digital. Práticas de UX e UI design. Arquitetura da informação. Padrão WCAG 2.1. HTML semântico.
  • Padrões de Projetos - FGV - 01

    28:16

  • Padrões de Projetos - FGV - 02

    23:13

  • Padrões de Projetos - FGV - 03

    32:12

  • Aula 01 - Padrões GRASP

    39:49

  • Arquitetura de Sistemas - FGV - 01

    27:22

  • Arquitetura de Sistemas - FGV - 02

    38:36

  • WebSocket e SPA - Multibancas

    32:00

  • Angular - Multibancas

    39:52

  • VueJS -Multibancas

    33:33

  • React - Multibancas -01

    38:37

  • React - Multibancas - 02

    25:40

  • Experiência do Usuário - UX - Reta Final - Multibancas - Aula 01

    27:32

    ASSISTIR

  • Experiência do Usuário - UX - Reta Final - Multibancas - Aula 02

    22:10

  • Serviços de Mensageria - PGP - Reta Final - Multibancas - Aula 01

    32:44

4DESENVOLVIMENTO - 30/09/2023.

2 Domínio no desenvolvimento de front-end, back-end e full stack: Linguagens de programação: Java, JavaScript. Tecnologias e práticas front-end web: HTML, CSS, Ajax, Tecnologias e frameworks backend: Hibernate, SpringBoot, SpringMVC, Especificação: JVM. Tecnologia de desenvolvimento móvel: Android (Kotlin), IOS (Swift), 3. Soluções propostas integradas por meio de serviços aos sistemas existentes: Web services. Python.
  • Java - FGV - 01

    34:25

  • Java - FGV - 02

    35:51

  • Java - FGV - 03

    31:41

  • Java - FGV - 04

    29:47

  • Java - FGV - 05

    36:31

  • Java - FGV - 06

    34:47

  • JavaScript - FGV - 01

    26:35

  • JavaScript - FGV - 02

    28:15

  • JavaScript - FGV - 03

    34:04

  • JavaScript - FGV - 04

    34:37

  • HTML e CSS - FGV - 01

    29:53

  • HTML e CSS - FGV - 02

    27:26

  • HTML e CSS - FGV - 03

    30:18

  • JVM - Multibancas - 01

    40:21

  • JVM - Multibancas - 02

    26:05

  • JVM - Multibancas - 03

    37:42

  • Kotlin - Multibancas - 01

    31:01

    ASSISTIR

  • Kotlin - Multibancas - 02

    34:45

  • Kotlin - Multibancas - 03

    29:09

  • Kotlin - Multibancas - 04

    26:35

  • Swift - Multibancas - 01

    29:45

  • Swift - Multibancas - 02

    29:53

  • Swift - Multibancas - 03

    37:38

  • Arquitetura de Sistemas WEB - FGV - 01

    24:44

  • Arquitetura de Sistemas WEB - FGV - 02

    33:05

  • Web Services, SOAP e REST - 01 - FGV

    28:40

  • Web Services, SOAP e REST - 02 - FGV

    32:02

  • Web Services, SOAP e REST - 03 - FGV

    25:26

  • Python - FGV - 01

    29:43

  • Python - FGV - 02

    32:39

  • Python - FGV - 03

    36:39

  • Python - FGV - 04

    36:15

  • Hibernate - Multibancas - 01

    30:47

  • Hibernate - Multibancas - 02

    32:46

  • Bootstrap - Multibancas- 01

    29:46

  • Bootstrap - Multibancas - 02

    27:36

  • AJAX - Multibancas - 01

    32:30

  • AJAX - Multibancas - 02

    26:53

  • AJAX - Multibancas - 03

    35:05

  • AJAX - Multibancas - 04

    28:03

  • AJAX - Multibancas - 05

    34:51

  • Spring - Multibancas - 01

    36:31

  • Spring - Multibancas - 02

    31:57

  • Spring - Multibancas - 03

    31:46

5TESTES DE SOFTWARE - todas as aulas disponíveis.

3 Fundamentos de Modelagem, implementação e automação de testes: Controles e testes de segurança para aplicações web. Controles e testes de segurança para Web Services. Testes de software: Testes unitários, Testes de Integração, TDD, BDD.
  • Teste de Software - FGV - 01

    37:47

  • Teste de Software - FGV - 02

    25:55

  • Teste de Software - FGV - 03

    27:56

6BANCO DE DADOS - todas as aulas disponíveis

6 Banco de Dados. Conhecimentos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados SGBDs SQL e NOSQL. (SGBD) relacionais Oracle Database Server, Microsoft SQL Server e PostgreSQL. Instalação e configuração. Administração (infraestrutura e aplicação). Backup e recuperação. Ajuste de desempenho de banco de dados. Bancos de dados NoSQL. e Banco de Dados SQLite Modelagens de dados. SQL (Procedural Language / Structured Query Language). Linguagem SQL e linguagem de programação para banco de dados. Ajuste de desempenho de aplicação. Ajuste de desempenho de comandos de SQL. Tolerância a falhas e continuidade de operação. Auditoria de banco de dados. Configuração de auditoria de dados. Produção de relatórios de auditoria.
  • Conceitos de BD, SGBD, Dados, Informação, Conhecimento - FGV - 01

    35:25

  • Conceitos de BD, SGBD, Dados, Informação, Conhecimento - FGV - 02

    27:20

  • Conceitos de BD, SGBD, Dados, Informação, Conhecimento - FGV - 03

    37:15

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 01

    32:08

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 02

    26:22

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 03

    30:43

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 04

    32:02

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 05

    30:47

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 06

    33:07

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 07

    33:58

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 08

    35:43

  • Modelagem de Dados, Abordagem e Modelo Relacional - FGV - 09

    28:23

  • SQL - 01 - FGV

    31:11

    ASSISTIR

  • SQL - 02 - FGV

    32:14

  • SQL - 03 - FGV

    37:45

  • SQL - 04 - FGV

    28:44

  • SQL - 05 - FGV

    39:00

  • SQL - 06 - FGV

    25:11

  • SQL - 07 - FGV

    33:25

  • Linguagem SQL - FGV - 01 - Sergio Sierro

    42:01

  • Linguagem SQL - FGV - 02 - Sergio Sierro

    39:12

  • Linguagem SQL - FGV - 03 - Sergio Sierro

    34:20

  • Oracle Database - FGV - 01

    37:51

    ASSISTIR

  • Oracle Database - FGV - 02

    36:54

  • Oracle Database - FGV - 03

    26:53

  • Oracle Database - FGV - 04

    31:02

  • Oracle Database - FGV - 05

    15:09

  • SQL Server - FGV - 01

    33:05

  • SQL Server - FGV - 02

    30:02

  • SQL Server - FGV - 03

    31:52

  • PostgreSQL - FGV - 01

    23:41

  • PostgreSQL - FGV - 02

    29:09

  • Otimização de Consultas SQL - FGV - 01

    26:35

  • Banco de Dados NoSQL - FGV - 01

    35:22

  • SGBD NoSQL - FGV - 01

    28:15

  • Tolerância a Falhas e Continuidade de Banco de Dados - FGV - 01

    25:23

7CIÊNCIA DE DADOS - todas as aulas disponíveis.

Data warehouse. Data lake. Data mart. Data staging area. Data mining. Big data. ETL. MOLAP. ROLAP. HOLAP. Análise exploratória de dados. 9 Ciência de Dados. 9.1 Gestão e Análise de Dados. Painéis de dados. Governança de Dados. 9.2 Inteligência Artificial. Aprendizado de máquina. Deep learning. Treinamento de modelos de Inteligência Artificial. Processamento de linguagem natural. Transfer Learning.
  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 01

    33:57

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 02

    26:05

    ASSISTIR

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 03

    35:30

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 04

    25:54

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 05

    23:44

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 06

    25:56

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 07

    27:58

  • Modelagem dimensional, BI, ETL, DW, OLAP e Data Mining - FGV - 08

    18:55

  • Big Data - FGV - 01

    29:00

  • Big Data - FGV - 02

    24:00

  • Visualização e Análise Exploratória de Dados - 1

    28:57

  • Visualização e Análise Exploratória de Dados - 2 - Questões

    08:32

  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 01 - Multibancas

    29:45

    ASSISTIR

  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 02 - Multibancas

    30:50

  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 04 - Multibancas

    29:07

  • Governança de Dados e Qualidade de Dados - DMBok - 03 - Multibancas

    24:00

  • Inteligência Artificial - 01

    27:17

    ASSISTIR

  • Inteligência Artificial - 02

    36:41

    ASSISTIR

  • Deep Learning - 01

    29:12

  • Deep Learning - 02

    27:27

  • Oracle BI EE - 01

    29:53

  • Oracle BI EE - 02

    16:52

  • Oracle BI EE - 03

    23:07

  • Aula 01 - Introdução a Machine Learning

    26:36

  • Aula 02 - Introdução a Machine Learning - 02

    09:10

  • Aula 03 - Machine Learning - Over e Underfitting

    26:21

  • Aula 04 - Machine Learning - Tipos de Aprendizado

    14:42

  • Aula 05 - Machine Learning - Métricas de Classificação

    24:08

  • Aula 06 - Machine Learning - Classificação, Árvores de Decisão e Random Forest

    36:16

  • Aula 07 - Machine Learning - KNN e Naive Bayes

    29:00

  • Aula 08 - Machine Learning - Redes Neurais Artificais

    26:40

  • Aula 09 - Machine Learning - Regressão Logística e SVM

    23:52

  • Aula 10 - Machine Learning - Regressão

    11:40

  • Aula 11 - Machine Learning - Agrupamento

    29:37

  • Aula 12 - Machine Learning - Regras de Associação e Redução de Dimensionalidade

    17:21

  • Aula 01 - Deep Learning Parte 01

    19:08

  • Aula 02 - Deep Learning Parte 02

    27:28

  • Aula 03 - PLN Parte 01

    21:34

  • Aula 04 - PLN Parte 02

    23:21

  • Power BI - Regular - 01 Introdução e Power BI Desktop

    26:36

  • Power BI - Regular - 02 - Power BI Desktop

    31:33

  • Power BI - Regular - 03 - Power BI Service e Conceitos

    30:53

8ARQUITETURA DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - 15/10/2023.

1 Fundamentos. Operação e administração de sistemas operacionais Microsoft Windows Server Python, (em Desenvolvimento de Software) Arquitetura de computadores servidores. 2 Automação de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. Conceitos de infraestrutura como código e automação de infraestrutura de TI. Administração e gerenciamento de ambientes de virtualização VMWare e KVM/PROXMOX. 3 Storage e Backup. Administração e operação de serviços de arquivamento. Implantação e administração de soluções de proteção e de recuperação de dados contra-ataques cibernéticos. Implantação e administração de serviços de nuvem e multicamada.
  • Windows - FCC e FGV - 01

    24:59

  • Windows Server - FCC e FGV - 01

    30:08

  • Windows Server - FCC e FGV - 02

    33:28

  • Linux - FCC e FGV - 01

    27:49

  • Linux - FCC e FGV - 02

    31:00

  • Sistemas de Arquivos - FGV - 01

    34:31

    ASSISTIR

  • Sistemas de Arquivos - FGV - 02

    36:46

  • Sistemas de Arquivos - FGV - 03

    19:46

  • Cloud Computing - FGV - 01

    26:00

  • Cloud Computing - FGV - 02

    26:23

  • Cloud Computing - FGV - 03

    29:00

  • Cloud Computing - FGV - 04

    38:12

  • RAID - Multibancas - 01

    33:41

  • RAID - Multibancas - 02

    29:32

  • Tipos de Backup - Multibancas - 01

    34:03

  • Tipos de Backup - Multibancas - 02

    31:14

  • DAS-NAS-SAN - Multibancas - 01

    25:24

  • DAS-NAS-SAN - Multibancas - 02

    31:06

  • DAS-NAS-SAN - Multibancas - 03

    23:34

  • DAS-NAS-SAN - Multibancas - 04

    32:39

  • Arquitetura_de_Computadores_FGV_AULA01

    34:17

  • Arquitetura_de_Computadores_FGV_AULA02

    35:36

  • Arquitetura_de_Computadores_FGV_AULA03

    31:46

  • Arquitetura_de_Computadores_FGV_AULA04

    30:04

  • Arquitetura_de_Computadores_FGV_AULA05

    33:49

9REDES DE COMPUTADORES - 15/10/2023.

4 Rede de Computadores. Arquitetura TCP/IP: protocolos, segmentação e endereçamento. Conceitos dos protocolos de roteamento estático, OSPF e BGP; Redes LAN, VLAN, MAN, WAN e sem fio (wireless). Frequências licenciadas e propagação de sinais padrão 802.11. Atenuação, interferência e degradação de sinais no padrão 802.11. Qualidade de Serviço (QoS), serviços diferenciados e serviços integrados. Aplicações de voz e imagem em movimento (vídeo) sobre redes. Conhecimentos de Multicast, IGMP, PIM-SM. Conceitos de Software Defined Networks (SDN). Autenticação 802.1x. Conhecimento dos padrões e normas NBR 14565 e ISO/IEC 11801 (cabeamento estruturado rede interna - predial), NBR 16665 e ISO/IEC 24764 (data centers) e EIA/TIA 568A e 568B (conectorização UTP). Serviços de Rede Microsoft Windows Server: DNS, DHCP, Radius, Autenticação, Certificados, Active Directory (AD). 5 Infraestrutura de Aplicações. Arquitetura de sistemas web: protocolo HTTP, SSL, servidores proxy, cache, DNS, balanceamento de carga, tolerância a falhas e escalabilidade em sistemas web. Alta Disponibilidade, Clusterização e Escalabilidade de servidores e serviços. Balanceamento de Carga. Proxy Reverso. Proxy cache. HAproxy. Nginx. Plataforma e Infraestrutura como Serviço (SaaS, PaaS, IaaS). Princípios e práticas de DevOps e DevSecOps, englobando integração e entrega contínuas (CI/CD). Gerência de configuração de software: Git, multirepos e monorepos, Gitflow. 7 Monitoramento de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. Simple Network Management Protocol (SNMP) v2 e v3. Protocolos de monitoramento de sistemas e ativos de rede. Observabilidade. Coleta e análise de logs e métricas. Monitorar e analisar o desempenho de sistemas em produção por meio do uso de ferramentas de monitoramento e logging, como o Nagios, Prometheus, Grafana, Elasticsearch, Kibana, Application Performance Monitoring (APM), entre outras.
  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-01

    30:54

  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-02

    36:39

  • Redes-Revisão Geral-Multibancas-03

    32:24

  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 01

    29:34

  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 02

    31:02

  • Arquitetura e protocolos - Elementos de interconexão - Comutação - FCC-FGV - 03

    36:52

  • Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 01

    36:49

  • Cabeamento Estruturado_Equipamentos de Rede - FGV-FCC - 02

    22:36

  • Redes sem fio - FGV-FCC-01

    35:43

  • Redes sem fio - FGV-FCC-02

    31:27

  • Enderecamento IP - FGV-FCC-01

    30:33

  • Enderecamento IP - FGV-FCC-02

    35:44

  • Enderecamento IP - FGV-FCC-03

    34:41

  • Serviços Web-email-carga_Camada de Aplicacao - FGV-FCC-01

    30:43

  • Serviços Web-email-carga_Camada de Aplicacao - FGV-FCC-02

    30:43

  • QoS_VPN_VoIP_VLAN - FGV-FCC-01

    34:00

  • QoS_VPN_VoIP_VLAN - FGV-FCC-02

    39:00

  • DevOps - Multibancas - 01

    27:54

  • DevOps - Multibancas - 02

    30:20

  • Gerencia de Redes - Multibancas - 01

    31:27

  • Gerencia de Redes - Multibancas - 02

    31:02

  • Gerencia de Redes - Multibancas - 03

    31:23

  • Elasticsearch, Kibana e Logstash - 01

    28:30

  • Elasticsearch, Kibana e Logstash - 02

    24:38

  • Git - Multibancas - 01

    26:05

  • Git - Multibancas - 02

    26:49

  • Git - Multibancas - 03

    34:07

10SEGURANÇA CIBERNÉTICA E DA INFORMAÇÃO

  • Segurança da Informação - Conceitos - FGV

    28:40

  • Ataques, Malwares, Vírus e Worms - 01 - FGV

    26:08

  • Ataques, Malwares, Vírus e Worms - 02 - FGV

    21:00

  • Autenticação Criptografia Certificação e Assinatura Digital - FGV - 01

    31:03

  • Autenticação Criptografia Certificação e Assinatura Digital - FGV - 02

    29:20

  • Autenticação Criptografia Certificação e Assinatura Digital - FGV - 03

    35:35

  • Autenticação Criptografia Certificação e Assinatura Digital - FGV - 04

    29:06

  • Autenticação Criptografia Certificação e Assinatura Digital - FGV - 05

    25:11

  • Segurança a Informação 01 - Conceitos e Autenticação - FGV

    28:27

    ASSISTIR

  • Gestão de Identidade - acesso - autenticação - FGV - 01

    33:51

  • Gestão de Identidade - acesso - autenticação - FGV - 02

    25:48

  • Autenticacao-SSO-SAML-OAUTH2 - FGV - 01

    37:06

  • Autenticacao-SSO-SAML-OAUTH2 - multibancas - 02

    40:12

  • Zero Trust - Multibancas - 01

    36:46

  • SSL - TLS - FGV - 01

    30:09

  • Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 01 - FGV

    25:42

  • Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 02 - FGV

    30:46

  • Gestão de Segurança da Informação - 27.001 e 27.002 03 - FGV

    27:41

  • Gestão de Riscos - 27.005 - 01 - FGV

    37:40

  • Gestão de Riscos - 27.005 - 02 - FGV

    25:00

  • CIS CONTROLS - Multibancas - 01

    28:42

  • CIS CONTROLS - Multibancas - 02

    37:19

  • Segurança no desenvolvimento - FGV - 01

    32:13

  • Segurança no desenvolvimento - FGV - 02

    25:32

  • Segurança no desenvolvimento - FGV - 03

    23:36

  • Sistema de Gestão de Continuidade do Negócio e Plano de Continuidade do Negócio - ISO 22301 - 1

    30:01

    ASSISTIR

  • Sistema de Gestão de Continuidade do Negócio e Plano de Continuidade do Negócio - ISO 22301 - 2

    27:24

  • Sistema de Gestão de Continuidade do Negócio e Plano de Continuidade do Negócio - ISO 22301 - 3

    31:55

  • Sistema de Gestão de Continuidade do Negócio e Plano de Continuidade do Negócio - ISO 22301 - 4

    21:53

  • 22301 - Gestão de Continuidade dos Negócios - Leandro Martins

    77 pg

  • Segurança a Informação 02 - Firewall - FGV

    25:06

  • Segurança a Informação 03 - IDS e IPS - FGV

    29:07

  • Protocolos de Autenticação - Multibancas - 01

    19:39

  • Protocolos de Autenticação - Multibancas - 02

    32:38

  • Infraestrutura Chaves Públicas - Multibancas - 01

    33:51

  • Infraestrutura Chaves Públicas - Multibancas - 02

    34:16

Professores

Gabriel Pacheco

Gabriel Pacheco

Professor e Facilitador de Treinamentos

Professor das Disciplinas de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos e das áreas de Projetos e Agilidade. Coach de Concursos e Provas.
Sergio Sierro Leal

Sergio Sierro Leal

Servidor Público Federal

Pós-Graduado pela UFG e FACNET. Servidor Público Federal pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), lotado em Brasília.
Professor Rogerão Araújo

Professor Rogerão Araújo

Professor

Professor de Desenvolvimento de Sistemas.
Bruno Guilhen

Bruno Guilhen

professor

Professor de Redes, auditoria e segurança, arquitetura de computadores e sistemas operacionais. Atuando com cursos de TI para concursos desde 2004.
Vitor Kessler

Vitor Kessler

Auditor

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, trabalhando com auditoria de TI e cruzamento de bases de dados.
LEANDRO MARTINS

LEANDRO MARTINS

Leandro Martins, Professor de TI, Engenheiro de Redes de Comunicação e Auditor Federal especialista em TI da CGU.
Júlio César Leitão

Júlio César Leitão

Servidor Público Federal, graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Governança de TI. Experiência como Programador e Gestão de Projetos Ágeis.

FAQ

Durante quanto tempo eu posso assistir às aulas do curso?

expand_more
Todos os nossos curso possuem um período de acesso liberado (irrestrito para assistir quantas vezes quiser) pelo período de 1 ano, sendo este renovado, conforme desejo do próprio aluno e mediante pagamento de uma taxa simbólica no término do respectivo período.

Quais as formas de pagamento aceitas no site?

expand_more
Aceitamos Cartão de Crédito, PIX e Boleto Bancário. Não trabalhamos com transferência, pois tal modo de pagamento gera um trabalho mecânico desnecessário e sem controle aqui para nós, ok?

Posso baixar as videoaulas para o meu computador?

expand_more
Não, você poderá baixar nossos materiais de apoio de uma forma geral (slides, artigos, textos, materiais em PDF), mas as videoaulas não, em contrapartida, adotamos a política do aluno poder assistir às aulas quantas vezes quiser no período de um ano. Outro ponto, suas videoaulas são identificadas pelo seu número de CPF como medida de segurança e respeito a você que é o nosso aluno.

Fiz minha matrícula, em quanto tempo o curso estará na área do aluno?

expand_more
O curso estará disponível na área do aluno assim que o pagamento for confimardo pelo Gateway de pagamento, caso seja feito via Cartão de Crédito, poderá ser liberado quase que imediatamente, caso seja feito via boleto, dependerá da compensação bancária, o que poderá levar até um dia útil após o pagamento. Via PIX, quase que imediatamente também. No entanto, observe que possuímos alguns cursos de Discursivas e de Mentoria que possuem data de início e fim, isso não vai impedir que continue acessando as aulas realizadas no período de um ano após a sua matrícula, mas sim que o cronograma do curso para a realização das tarefas e entregas seja dentro do que foi publicado no respectivo curso.

Onde faço o download dos Slides e do material em PDF?

expand_more
Tais conteúdos são sempre colocados para donwload logo abaixo da primeira videoaula ou aula em PDF que trata do respectivo assunto/módulo no espaço chamado "Download". Role a tela para baixo até chegar nele, se não o encontrar onde deveria estar, nos avise, pode ser que na hora do registro da aula ele não tenha sido vinculado à respectiva aula.

Tenho uma dúvida sobre a aula, onde postar?

expand_more
As dúvidas poderão e deverão ser postadas diretamente na opção "Comentários/Dúvidas?", encontrada abaixo de cada videoaula ou aula em PDF, logo, role a tela um pouco para baixo e digite de forma assertiva e objetiva a sua dúvida, citando inclusive o momento onde a dúvida surgiu na respectiva aula. Isso é bacana, pois vai alimentar o banco de dúvidas e de respostas da respectiva aula.

Onde tiro as minhas dúvidas técnicas e resolvo os problemas gerais na plataforma?

expand_more
Você poderá encaminhar a sua dúvida ou problema diretamente para o e-mail faleconosco@professorgabrielpacheco.com.br que a nossa equipe estará de prontidão das 09h às 18h em dias úteis para te responder, comumente te atendemos em um prazo máximo de 1 dia útil. Ah, insira todas as informações necessárias no e-mail para podermos te atender da melhor forma possível e resolver o seu problema o mais rápido possível (nome de usuário na plataforma, e-mail de acesso, curso de referência, enfim, tudo que precisar). Observação: caso a sua dúvida seja referente a algum conteúdo ministrado por nossos professores de um dos nossos cursos, poste a dúvida diretamente na respectiva aula no campo "Comentários/Dúvidas" encontrado logo abaixo da aula em vídeo ou da aula em PDF, pois este atendimento é exclusivo dos nossos alunos matriculados e fica muito melhor para o professor entender a sua dúvida e dar o direcionamento adequado ao seu caso.

Posso compartilhar o meu curso com outra pessoa?

expand_more
O acesso aos respectivos cursos e assinaturas no nosso site são de direito exclusivo do aluno matriculado, sendo permanentemente vetada a distribuição do seu logi para outros alunos. Como temos meios de rastrear o local de onde os acessos estão sendo realizados, bem como a frequencia de acessos diários e temporais, também teremos como constatar que tal prática está sendo realizada e o seu acesso será bloqueado imediatamente. Lembrando que a distribuição de aulas e conteúdos não autorizada pelo respectivo autor incorre em crime contra a lei de direitos autorais e poderá impedir que o Senhor tome posse no seu Concurso Público.

Em quais formatos os Slides são disponibilizados?

expand_more
Os Slides são disponibilizados em tamanho A4 (final do arquivo escrito Slides) e em folhetos, sendo 3 slides por página em uma coluna e linhas para anotações em outra, possibilitando assim ao aluno que faça suas anotações com base naquilo que ele precisa.

Acesso por 1 ano

Até 1 ano de suporte

Estude quando e onde quiser

Materiais para download

Você pode ampliar seu conhecimento

Assine um plano e tenha acesso a este e outros cursos. Aprenda muito mais.

Mega TI - O Seu Algoritmo da Aprovação nas Carreiras de Tecnologia da Informação

  • 216 cursos inclusos
  • Acesso imediato e válido por 1 ano

12x R$ 60,42

R$ 725,00 à vista


  • 145 horas de carga horária
  • 93 alunos
  • 230 aulas
  • 10 módulos de conteúdo
  • Última atualização 05/01/2024
  • 161 arquivos para download
Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade