Conceitos de BD - Dado, Informação, Conhecimento, BD e SGBD - 1

Conteúdo

1Conceitos de Banco de Dados - Disponível

1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados.
  • Conceitos de BD - Dado, Informação, Conhecimento, BD e SGBD - 1

    40:28

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  • Conceitos de BD - Atores, Transação, Esquema, Instância - 2

    30:00

  • Conceitos de BD - Arquitetura de 3 esquemas - 3

    22:01

2Banco de Dados Relacionais - Disponível

2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos.
  • Banco de Dados Relacionais - Conceitos - 1

    29:55

  • Banco de Dados Relacionais - Conceitos - 2

    21:20

  • Banco de Dados Relacionais - 3

  • Banco de Dados Relacionais - 4

    53:22

  • Banco de Dados Relacionais - Normalização - 5

    16:47

3Noções de Modelagem Dimensional e Ferramentas de BI - Disponível

3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para pré-processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. 5 Noções de Big Data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória de dados.
  • Modelagem Dimensional - Modelagem e BI - 1

    38:16

  • Modelagem Dimensional - DW, Data Marte, ETL - 2

    22:04

  • Modelagem Dimensional - OLAP - 3

    14:26

  • Modelagem Dimensional - Data Mining - 4

    38:36

  • Modelagem Dimensional - Big Data - 5

    38:42

  • Modelagem Dimensional - Análise Exploratória - 6

    16:55

4Lei nº 12.527/2011 - LAI - Disponível

7 Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). 7.1 Conceitos e aplicação.
  • Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 1 - Capítulo I

    32:39

  • Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 2 - Capítulo II

    27:46

  • Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 3 - Capítulo III

    26:55

  • Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 4 - Capítulo IV

    22:49

  • Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527 - 5 - Capítulo V

    09:17

5Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação - Disponível

1 Gestão de contratação de soluções de TI. 2 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. 2.1 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações, Lei nº 10.520/2002 e suas alterações. 3 Atos normativos do MPOG/SLTI Instrução normativa nº 1/2019. 3 Elaboração e fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação. 4 Critérios de remuneração por esforço versus produto. 5 Cláusulas e indicadores de nível de serviço. 6 Papel do fiscalizador do contrato. 7 Papel do preposto da contratada. 8 Acompanhamento da execução contratual. 9 Registro e notificação de irregularidades. 10 Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas.
  • Fiscalização de Contratos de TI - 01 - Cespe - Conceitos, Modalidades, Tipos

    30:32

  • Fiscalização de Contratos de TI - 02 - Cespe - Técnica e Preço, Menor Preço e Pregão

    20:38

  • Fiscalização de Contratos de TI - 03 - Cespe - Gestão de TI e Terceirização

    08:48

  • Fiscalização de Contratos de TI - 04 - Cespe - Planejamento da Contratação

    29:01

  • Fiscalização de Contratos de TI - 05 - Cespe - Vedações nas Contratações

    14:53

  • Fiscalização de Contratos de TI - 06 - Cespe - Parcelamento, Dispensa e Seleção do Fornecedor

    08:36

  • Fiscalização de Contratos de TI - 07 - Cespe - Gestão do Contrato

    16:28

  • Fiscalização de Contratos de TI - 08 - Cespe - Monitoramento, Transição, Registro de Irregularidades, Sanções

    21:18

6Gerenciamento de Projetos - Disponível

2 Gerenciamento de projetos. 2.1 PMBOK 6ª edição. 2.2 Projetos e a organização. 2.3 Escritório de projetos. 2.3.1 Modelos e características. 2.4 Processos, grupos de processos e área de conhecimento.
  • Gestão de Projetos - PMBok - 01 - Cespe - Multiplaescolha - Conceitos

    35:11

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  • Gestão de Projetos - PMBok - 02 - Cespe - Multiplaescolha - Contexto de GP e Estruturas Organizacionais

    18:21

  • Gestão de Projetos - PMBok - 03 - Cespe - Multiplaescolha - PMO

    12:04

  • Gestão de Projetos - PMBok - 04 - Cespe - Multiplaescolha - Ciclo de Vida de Projetos

    22:45

  • Gestão de Projetos - PMBok - 05 - Cespe - Multiplaescolha - Processos e Grupos de Processos

    22:59

  • Gestão de Projetos - PMBok - 06 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento da Integração

    11:21

  • Gestão de Projetos - PMBok - 07 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento do Escopo

    10:43

  • Gestão de Projetos - PMBok - 08 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento do Cronograma

    19:39

  • Gestão de Projetos - PMBok - 09 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento dos Custos

    22:01

  • Gestão de Projetos - PMBok - 10 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento dos Riscos

    14:12

  • Gestão de Projetos - PMBok - 11 - Cespe - Multiplaescolha - Gerenciamento das Partes Interessadas

    04:17

  • Gestão de Projetos - PMBok - 12 - Cespe - Multiplaescolha - Tópicos Adicionais

    09:01

7Governança de TI - Disponível

3 Governança de TI (COBIT 5). 3.1 Conceitos básicos, estrutura, princípios e objetivos. 3.2 Norma NBR ISO/IEC nº 38500:2015.
  • Processos Habilitadores - Cobit 5

  • Cobit 5 - 01 - Cespe - Multiplaescolha - O que é o Cobit

    19:15

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  • Cobit 5 - 02 - Cespe - Multiplaescolha - Princípios - 01

    32:50

  • Cobit 5 - 03 - Cespe - Multiplaescolha - Princípios - 02

    30:17

  • Cobit 5 - 04 - Cespe - Multiplaescolha - Processos Habilitadores - 01

    20:13

  • Cobit 5 - 05 - Cespe - Multiplaescolha - Processos Habilitadores - 02

    12:46

  • Cobit 5 - 06 - Cespe - Multiplaescolha - Guia e Implementação do Cobit

    05:35

  • Cobit 5 - 07 - Cespe - Multiplaescolha - Modelo de Capacidade

    08:10

  • ISO 38500 - 01 - Conceitos e Apresentação - Cespe

    20:20

  • ISO 38500 - 02 - Princípios e Modelo - Cespe

    32:25

  • ISO 38500 - 03 - Orientação para a Governança de TI - Cespe

    25:51

8Qualidade de Software - Disponível

4 Qualidade de software. 4.1 MPS.BR. 4.2 Conceitos básicos e objetivos. 4.3 Disciplinas e formas de representação. 4.4 Níveis de capacidade e maturidade. 4.5 Processos e categorias de processos. 4.6 Norma ISO/IEC 12207. 4.7 Métricas de qualidade.
  • 12207 - 01 - Conceitos - Cespe

    17:03

  • 12207 - 02 - Organização da Norma - Cespe

    12:56

  • 12207 - 03 - Processos Contextuais de Sistema - Cespe

    11:43

  • 12207 - 04 - Processos Específicos para Software - Cespe

    06:58

  • Engenharia de Software - Qualidade de Software - MPS.BR - 01

    28:06

  • Engenharia de Software - Qualidade de Software - MPS.BR - 02

    18:53

9Gerenciamento de Serviços (ITIL 4) - Disponível

1 Gerenciamento de serviços (ITIL 4). 1.1 Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 1.2 Conceitos?chave do gerenciamento de serviços. 1.3 Dimensões do gerenciamento de serviço. 1.4 Sistema de Valor do Serviço (SVS). 1.5 Práticas de Gerenciamento.
  • ITIL 4 - Completo - 01 - Conceitos Básicos

    31:09

  • ITIL 4 - Completo - 02 - SVS e Dimensões

    29:50

  • ITIL 4 - Completo - 03 - Agilidade, Princípios e Cadeia de Valor

    21:21

  • ITIL 4 - Completo - 04 - Práticas

    24:31

10Gestão de Segurança da Informação - 12/09/2021

1 Gestão de segurança da informação. 1.1 Norma NBR ISO/IEC nº 27001:2013 e nº 27002:2013. 1.2 Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientes físicos e lógicos, controle de acesso. 1.3 Definição, implantação e gestão de políticas de segurança da informação e auditoria. 2 Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas. 3 Organização da segurança da informação. 3.1 Organização interna. 3.2 Responsabilidade e papéis pela segurança da informação. 3.3 Segurança da informação no gerenciamento de projetos. 3.4 Políticas para o uso de dispositivo móvel. 3.5 Trabalho remoto. 4 Segurança em recursos humanos. 5 Gestão de incidentes de segurança da informação.
  • Gestão de Segurança da Informação - 27001 e 27002 - 01

    27:32

  • Gestão de Segurança da Informação - 27001 e 27002 - 02

    32:00

11Gestão de Riscos e Continuidade de Negócio - 12/09/2021

6 Aspectos da segurança da informação na gestão da continuidade do negócio. 7 Conformidade. 8 Gestão de riscos e continuidade de negócio. 8.1 Normas NBR ISO/IEC nº 27005:2011 e 15999.
  • Segurança da Informação - PCN, Auditoria.

    20:00

  • Gestão de Riscos - 27005 - 01 - Cespe

    25:55

  • Gestão de Riscos - 27005 - 02 - Cespe

    20:37

  • Gestão de Riscos - 27005 - 03 - Cespe

    21:31

121º Simulado Comentado - Disponível

Caderno de questões, prova e videoaula com os respectivos comentários do Simulado.
  • Caderno de Questões e Prova on-line do 1º Simulado Comentado de Informática/Análise de Informação - ISS-Aracaju/2020.

    9 págs.

  • Apresentação do Simulado e das Regras do Jogo - Informática-Análise da Informação - ISS-Aracaju

    08:51

  • Comentário das Questões do Simulado - Informática-Análise da Informação - ISS-Aracaju

    01:51:27

132º Simulado Comentado - 05/08/2021

Caderno de questões, prova e videoaula com os respectivos comentários do Simulado.

14Avisos e Notificações - ISS-Aracaju

  • Aumento do Prazo de acesso por mais um ano - ISS-Aracaju

    02:30

15Questões Complementares de Banco de Dados de 2020.

Pessoal, como a prova demorou para ser retomada, mesmo caso que ocorreu com a PCDF, eu acabei gravando um conteúdo de Banco de Dados adicional para o pessoal da PCDF e da PF e estou disponibilizando de forma gratuita aqui para vocês. Aproveitem viu.
  • Banco de Dados - 01 - Complementar - Cespe C-E - 2020

    19:42

  • Banco de Dados - 02 - Complementar - Cespe C-E - 2020

    22:15

  • Banco de Dados - 03 - Complementar - Cespe C-E - 2020

    23:09

  • Banco de Dados - 04 - Complementar - Cespe C-E - 2020

    16:17

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